Gary Coleman, de Arnold, viveu sem rins por 25 anos

William Prado

Gary Coleman, de Arnold, viveu sem rins por 25 anos

O documentário Gary, da plataforma Peacock (não disponível no Brasil), traz uma revelação surpreendente sobre o falecido ator Gary Coleman, conhecido por seu papel icônico como Arnold Jackson na série Arnold: o ator viveu sem nenhum rim por quase 25 anos.

Coleman, que já enfrentava desafios físicos devido a uma condição renal desde a infância, precisou passar por diálises constantes até sua morte em 2010.

A mãe de Coleman, Sue, relembra que, aos 2 anos, o ator começou a ter febre, o que levou ao diagnóstico de um defeito renal congênito. Aos 5 anos e meio, Gary recebeu um transplante de rim, que inicialmente teve sucesso, permitindo que ele crescesse e atingisse a idade adulta.

No entanto, de acordo com Dion Mial, amigo de longa data do ator, “o rim transplantado foi absorvido pelo corpo”. A partir de 1º de dezembro de 1985, Coleman viveu sem nenhum rim, dependendo da diálise três vezes por semana, quatro horas por dia, para sobreviver.

O tratamento médico severo impactou sua saúde e carreira. Os medicamentos imunossupressores que Coleman tomou após o transplante afetaram seu crescimento e aparência, criando a imagem que o tornaria famoso.

“Foi seu tamanho diminuto e a plenitude em suas bochechas que criaram Gary Coleman como o conhecemos”, explica Mial.

A saúde de Coleman se deteriorou durante os últimos anos de gravação de Arnold. Ele muitas vezes se sentia mal no set, chegando a vomitar após finalizar uma cena. “Gary estava doente… o estúdio disse: ‘Ok, vamos ficar dois dias até Gary melhorar'”, relata Joann Stafford Chaney, cabeleireira da série.

No entanto, segundo colegas como Todd Bridges, o pai do ator, Willie Coleman, não demonstrava muita empatia pelo filho. “Você tem que sair e trabalhar. Você tem pessoas dependendo de você, você tem que fazer o que tem que fazer”, teria dito Willie em um dos momentos críticos de saúde do filho.

Mesmo com todas essas dificuldades, Gary Coleman se manteve como um dos atores infantis mais bem pagos de sua geração, chegando a ganhar US$ 100.000 por episódio de Arnold.

Porém, sua saúde piorou drasticamente em 2009, quando começou a sofrer convulsões. Em 28 de maio de 2010, Coleman faleceu aos 42 anos, após sofrer uma queda em sua casa, que resultou em uma hemorragia intracraniana.

A série Gary, que não está disponível para streaming no Brasil, revisita a trajetória do ator desde sua infância em Zion, Illinois, até os bastidores de seu sucesso e as lutas que enfrentou ao longo de sua vida. Confira o trailer abaixo:

FONTE: EW

VEJA MAIS Arnold Gary Coleman
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA