Apesar de ter sido introduzida há relativamente pouco tempo, o Gear Fourth já se tornou uma das técnicas mais famosas e conhecidas de Luffy em One Piece. Ele já a usou em algumas ocasiões, especialmente para enfrentar inimigos mais poderosos e foi fruto de seu treinamento da ilha de Rusukaina.
Caso queira conhecer tudo sobre o Gear Fourth de Luffy em One Piece, confira abaixo um guia com o que você precisa saber sobre a técnica.
Visão geral do Gear Fourth
Para usar o Gear Fourth, Luffy cobre seus braços com o Busoshoku Haki e o morde na altura do antebraço. Ela é ativada da mesma maneira que a forma anterior, o Gear Third: o protagonista assopra uma grande quantidade de ar em seu corpo, mas ele opta por inflar sua estrutura muscular antes de distribuir o ar pelo restante do corpo. dando ênfase para seu tronco.
Para usar o Gear Fourth, Luffy usa o Busoshoki Haki de forma extensiva: precisa cobrir seus braços, pernas e parte do seu tronco, que como consequência, ficam escuros. Luffy também fica consideravelmente mais alto, chegando a medir quatro metros de altura, e ganha contornos em volta dos olhos.
[irp posts=”92741″ name=”Akuma no Mi: saiba tudo sobre as famosas frutas de One Piece”]
Assim como o Gear Second, Luffy emite vapor de seu corpo de forma constante. Por conta dos seus poderes, a técnica faz os ataques e a defesa de Luffy melhorarem consideravelmente. Tanto que conseguiu enfrentar personagens como Donquixote Doflamingo e Charlotte Katakuri, que não conseguiu derrotar com o Gear Second ou o Third.
Diferente das formas anteriores da técnica, o Gear Fourth opta por usar compressão do que esticar o corpo de Luffy. Isso faz com que a força e velocidade do protagonista melhorem bastante, mas o alcance de seus ataques diminuem consideravelmente.
Mesmo assim, Luffy ainda pode usar ataques longa distância: basta apenas esticar a parte de seu corpo que deseja usar o ataque, que perdem pouca força e velocidade.
Outra vantagem da forma é que Luffy pode mudar, na hora que quiser, a direção de seus ataques ao invés de retrai-los e começá-los novamente, técnica que denominou de Python. Na teoria, isso faz seus golpes se tornarem parcialmente teleguiados.
Segundo Doflamingo, a durabilidade de Luffy com o Gear Fourth também melhora consideravelmente, já que apesar do uso do Busoshoku Haki, que deixa sua pele mais dura, seu corpo ainda é bastante maleável. Assim, muitos ataques físicos apenas “quicam” em Luffy, que pode aproveitar o momento para contra-atacar.
No entanto, também existem alguns contratempos do Gear Fourth. O primeiro é que ele possui um limite de tempo para ser usado. Uma vez que ele é alcançado, Luffy volta automaticamente ao normal, fica exausto e mal consegue se mover por um tempo. O protagonista também fica incapaz de usar o Busoshoku Haki por dez minutos, já que a técnica esgota suas reservas de Haki.
O Gear Fourth também gasta bastante a energia de Luffy, já que ela faz seu metabolismo ficar bastante acelerado e pode gastar suas reservas em pouco tempo. Tanto que na ocasião em que a usou uma segunda vez em seguida, passou três dias desacordado.
Por conta de tantos contratempos, o Gear Fourth só deve ser usado como último recurso por Luffy. No entanto, com o passar do tempo, o pirata foi aprimorando a técnica e conseguir atenuar parte dos efeitos de seus contratempos.
As formas do Gear Fourth
Boundman
A primeira forma que vimos do Gear Fourth foi o Boundman, a mais conhecida de todas. Conforme dito acima, o tronco de Luffy fica maior que o normal e parte do seu corpo ficou coberto pelo Busoshoku Haki.
Justamente por seu corpo ficar com medidas desproporcionais, Luffy não consegue ficar em pé e precisa ficar pulando o tempo todo. Isso já se tornou um problema para ele toda vez que usa um ataque, pois em algumas ocasiões, começa a quicar de maneira até mesmo hilária.
Apesar de sua quase imunidade a ataques físicos e cortantes, caso Luffy lute contra alguém igualmente muito poderoso, essa sua vantagem pode ser anulada. Foi que aconteceu durante seu duelo contra Kaido.
Luffy criou essa forma para combater os poderosos e enormes animais de Rusukaina.
Tankman
Luffy revelou a segunda forma do Gear Fourth, chamada Tankman, em sua luta contra Charlotte Cracker.
Sua forma exata é, na realidade, desconhecida. O motivo é que Luffy a usou uma única vez após comer muitos dos biscoitos de Charlotte Cracker e ficou inchado, o que criou a variação conhecida como Manpuku, em que ficou inchado como uma bola.
Justamente por usar uma quantidade ainda maior de seu metabolismo, Luffy só pode usar a forma Tankman por alguns minutos.
[irp posts=”92901″ name=”One Piece: quanto tempo é preciso para maratonar todos os episódios do anime”]
Snakeman
Enquanto enfrentava Charlotte Katakuri, Luffy revelou a terceira forma do Gear Fourth, que ele denominou Snakeman.
Diferente das outras duas, o tronco e braços de Luffy ficam apenas um pouco maiores que o restante do seu corpo. Além disso, o Busoshoku Haki deixa de cobrir alguns lugares, como os ombros e seu peitoral.
O cabelo de Luffy também ganha um formato semelhante ao de uma chama e seu corpo libera, ao invés de vapor, uma substância gasosa diferente.
Com o Snakeman, o Python de Luffy fica ainda mais forte e rápido. Além disso, o golpe vai acelerando até conseguir acertar o alvo, o que se torna uma grande vantagem em relação a oponentes especializados em esquivar de ataques
A forma também permite que Luffy pule a alturas ainda maiores. No entanto, por ser menos inchada que as demais, suas capacidades defensivas diminuem consideravelmente, ao ponto de o protagonista receber golpes como se estivesse em seu estado normal.
Com relação aos ataques de Luffy com o Gear Fourth, quase todos eles se tratam de variações de seus golpes comuns, como é o caso do Gomu Gomu no Kong Gun (variação do Gomu Gomu no Bullet) e o Gomu Gomu no Culverin (variação do Gomu Gomu no Pistol).
Seja o primeiro a comentar