Autor dos livros de Game of Thrones processa o ChatGPT

Giovanna Camiotto

Autor dos livros de Game of Thrones processa o ChatGPT

Os autores George R. R. Martin (da franquia de livros que gerou a série Game of Thrones), John Grisham, Michael Connelly e outros notórios nomes do Sindicato dos Autores abriram um processo coletivo contra a OpenAI.

Segundo o portal ‘Deadline’, os escritores afirmam que o ChatGPT, serviço de Inteligência Artificial (IA) da empresa, copiou seus trabalhos “sem permissão ou consideração“.

“A Inteligência Artificial Generativa é um novo campo vasto para a exploração de longa data do Vale do Silício dos provedores de conteúdo. Os autores devem ter o direito de decidir quando suas obras são usadas para ‘treinar’ a IA. Se eles optarem por participar, devem então ser devidamente compensados”, disse o autor Jonathan Franzen.

O processo também expõe que o ChatGPT gerou resumos bastante precisos de obras populares adaptadas para o cinema, por exemplo, O Segredo, O Cliente e A Firma, além de um detalhado volume de O Rei das Fraudes.

Nos autos da ação, os autores buscam a certificação de classe e a proibição do uso de obras nos grandes modelos de linguagem.

Os danos reais não foram especificados, mas os danos estatutários foram definidos no valor de US$ 150 mil por obra infringida.

[irp posts=”78018″ name=”Diretor de Thor: Love and Thunder responde críticas de fãs com bom humor”]

George R. R. Martin criou Game of Thrones

Game of Thrones é, provavelmente, a maior série de TV já produzida até hoje. A história é uma adaptação da série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, do escritor americano George R.R. Martin.

A trama se passa em um mundo que em um primeiro momento pode lembrar a Terra-Média de O Senhor dos Anéis, mas logo revela sua verdadeira face.

O continente de Westeros foi governado por 300 anos pelos reis da dinastia Targaryen, uma família vinda das terras distantes da antiga Valyria e famosa pelo domínio de dragões, que estão extintos há pelo menos 1000 anos.

Após uma rebelião contra Aerys II, conhecido como o Rei LoucoRobert Baratheon ocupa o Trono de Ferro, mas as coisas estão longe da paz, já que muitas intrigas políticas e mágoas antigas ainda assolam a terra, além dos perigos que existem atrás da Muralha.

Os nobres de Westeros se dividem em famílias orgulhosas que comandam determinadas porções de terra como os Stark, Lannister, Tyrrel, Martel, Greyjoy, Tully, Frey, Bolton, Clegane, Baratheon e muitos outros.

No continente vizinho, Essos, vivem selvagens Dothraki e cidades-estado escravistas, além de mistérios que assombram os que estão do outro lado do mar.

Game of Thrones teve oito temporadas, exibidas originalmente entre 2011 e 2019. Séries derivadas estão em produção no momento.

[irp posts=”98702″ name=”Game of Thrones: final de Hodor terá diferença nos livros, diz George R.R. Martin”]

VEJA MAIS ChatGPT George R. R. Martin OpenAI
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA