Geração X: o filme esquecido dos X-Men, de 28 anos atrás

Melo

Geração X: o filme esquecido dos X-Men, de 28 anos atrás

Há 28 anos, um filme da Marvel foi lançado, mas poucos se lembram. Generation X, a primeira tentativa da Fox de criar um filme dos X-Men, foi duramente criticada e falhou em se tornar uma série, apesar das altas expectativas.

O filme apresentou personagens menos conhecidos com poderes que diferiam de suas origens nos quadrinhos, como invencibilidade fracionada e manipulação de densidade.

Enquanto a Fox dominava o gênero de super-heróis ao lado da Sony por alguns anos (antes do UCM levar isso para outro nível), houve um filme da Marvel lançado antes que poucos lembram.

Depois de adquirir os direitos cinematográficos da Marvel no início dos anos 90, a Fox foi responsável por uma série de filmes de super-heróis que incluíam a franquia X-Men, Demolidor, Elektra e os filmes do Quarteto Fantástico pré-UCM.

Todos esses filmes receberam reações decididamente mistas, mas ajudaram a impulsionar o que se tornaria a era de ouro dos filmes de super-heróis nos anos 2000.

Os esforços cinematográficos da Fox começaram no início do milênio com X-Men, que se tornou parte de uma franquia que gerou 13 filmes.

A Marvel Studios então readquiriu os direitos dos filmes após a aquisição da Fox pela Disney em 2019. Poucos sabem, no entanto, que X-Men foi na verdade a segunda tentativa da Fox de criar uma franquia dos mutantes depois de adquirir os direitos, já que um filme-piloto foi lançado em 1996 com o nome de Generation X/Geração X.

Baseado nos quadrinhos da Marvel com o mesmo nome, publicados apenas dois anos antes da adaptação da Fox, o piloto foi produzido pela New World Entertainment e dirigido por Jack Sholder. A Fox, por sua vez, transmitiu o filme em sua própria estação, confiante de que seria um sucesso.

O produtor executivo Eric Blakeny planejava que a trama se tornasse uma série. Infelizmente, apesar de sua confiança, Generation X foi duramente criticado e todas as esperanças de uma série desapareceram.

O roteiro recebeu críticas, principalmente em relação à escolha de elenco da personagem principal, Jubileu, que, apesar de ser uma personagem sino-americana nos quadrinhos, foi interpretada pela caucasiana Heather McComb em Geração X.

Embora provavelmente não esteja relacionado, a New World Entertainment faliu apenas um ano após a exibição do piloto. O filme, agora, está notavelmente ausente do catálogo da Disney+.

Jubileu e os X-Men menos conhecidos

Jubileu, uma personagem até então pouco utilizada na franquia X-Men, teve um papel central em Generation X, mas recebeu críticas devido à decisão de elenco.

A mutante é uma personagem interessante dos X-Men, cujos poderes envolvem gerar pirotecnias das mãos – também conhecida como fogos de artifício.

Em comparação com seus colegas de classe, que são propensos a gerar explosões de energia destrutivas ou demonstrar força sobre-humana, o conjunto de poderes muito específico e não tão destrutivo de Jubileu muitas vezes a coloca em um papel secundário.

Por isso, Geração X é digno de nota – embora infelizmente tenha cometido um erro na escolha de elenco.

O filme apresenta Jubileu ao lado de uma série de personagens menos conhecidos, incluindo Skin e Mondo, cujos poderes são um pouco semelhantes aos dela, embora se diferenciem um pouco de suas origens nos quadrinhos.

Enquanto M é invencível no filme, por exemplo, sua contraparte nos quadrinhos é semelhante a um exemplar humano perfeito, possuindo poderes como voo, regeneração e fisiologia sobre-humana.

Emma Frost e Banshee são talvez os X-Men mais conhecidos que aparecem em Generation X, ao lado de Jubileu, onde assumem os papéis de diretores da mansão dos X-Men.

O filme também criou dois novos X-Men, Refrax e Buff, cujos poderes incluem visão de raio-x e força sobre-humana, respectivamente.

Estes não foram populares o suficiente para a Marvel Comics incluir em suas publicações, embora isso fosse, em algum momento, uma possibilidade.

Eles foram introduzidos como uma substituição para os membros originais da equipe Generation X, Chamber e Husk, cujos poderes eram muito extravagantes para serem transmitidos com o orçamento da trama.

O filme está disponível no YouTube.

Fonte: YouTube

VEJA MAIS Geração X Marvel X-Men
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA