Durante a cerimônia do Emmy, o ator Giancarlo Esposito citou um assunto que vem incomodando a indústria do entretenimento americano há alguns anos, pelo menos desde o fim da pandemia. O astro de Breaking Bad, The Mandalorian, The Boys e outros títulos pediu para que as produções voltem a acontecer em Los Angeles, na Califórnia.
Em discurso inflamado (via The Hollywood Reporter), Esposito culpou os baixos números do cinema americano nos últimos tempos pela ausência de trabalho na comunidade, que sempre girou em torno de Hollywood, em Los Angeles, algo que tem sido mudado recentemente. O ator disse:
Esse verão foi o pior verão para filmes desde 1981. Ninguém está indo ao cinema. Por que? Bem, isso está na nossa conta. Os artigos dizem que os reboots estão acabados. Então essa tem sido a estratégia para nos colocar de volta (ao sucesso). Mas tem que haver uma nova estratégia, um novo pensamento e alguma compaixão e entendimento de que o dinheiro não é tudo.
Giancarlo acredita que voltar a investir na comunidade em Los Angeles é benéfico para todos. Muitas produções estão acontecendo em outros estados americanos e até mesmo em outros países, com a intenção de baratear os custos. Esposito concluiu seu pedido:
Você tem que dar para receber, é um círculo. E sabe, voltar a trabalhar em LA, nós trabalhamos dentro da comunidade primeiro, e isso faz funcionar para fora, roda até chegar ao mundo. Nós temos a habilidade, nós temos os artesãos, nós temos os cineastas, nós temos os diretores e nós temos o dinheiro. Então por que não dar e receber um pouco, e trazer algum entusiasmo de volta aos cinemas, para que possamos nos unir de novo?
Desde os tempos da pandemia e de acontecimentos recentes, como a greve dos roteiristas e trabalhadores da indústria cinematográfica, estúdios têm se afastado de Hollywood e procurado novos locais. A principal justificativa é a burocracia e as taxas praticadas pelo governo da Califórnia, que estão altas e diminuem os lucros – daí a fala de Esposito sobre o dinheiro.
O fenômeno é recente, mas seus efeitos são avassaladores para a indústria local de Los Angeles. Giancarlo Esposito acredita que isso tem afetado até mesmo a qualidade das produções e por isso fez esse verdadeiro apelo durante a cerimônia do Emmy.
Seja o primeiro a comentar