A Equipe Rocket se trata da famosa organização criminosa que atua no mundo de Pokémon. Seu líder é Giovanni, uma figura enigmática que age por debaixo dos panos para conseguir alcançar seus objetivos. O personagem ficou conhecido entre os fãs e já fez aparições tantos nos games quanto no anime da franquia.
Caso queira conhecer melhor os poucos detalhes que Pokémon já divulgou a respeito de Giovanni, confira abaixo a história do vilão tanto nos games quanto no anime
A história de Giovanni
Games
Giovanni deu as caras já nos primeiros games da franquia, Pokémon Red & Blue, em que ele tinha dois papéis diferentes. No primeiro, ele era o líder da Equipe Rocket, a primeira das várias organizações criminosas que foram introduzidas no mundo de Pokémon.
Já o seu segundo papel foi revelado apenas na parte final dos dois games: ele também era o líder de ginásio da cidade de Viridian e o último que o jogador enfrentava antes de ganhar o direito de lutar contra a Elite Four. Ele se especializou em Pokémon do tipo terrestre, apesar de usar os mais variados tipos em games subsequentes, com destaque para os venenosos.
Após a derrota, Giovanni decide desligar a Equipe Rocket e dá ao jogador a Insígnia da Terra e o TM27, que contém o movimento Fissure.
Em Pokémon FireRed e LeafGreen, remake de Red & Blue, Giovanni tem um papel semelhante, apesar de algumas diferenças: além de entregar o TM26, com o movimento Earthquake, ao invés do TM27, ele afirma que irá retornar ao poder um dia.
[irp posts=”93434″ name=”Pokémon: longevidade de Ash fez animador ser hospitalizado; entenda”]
Ainda há um enredo secundário presente nas Ilhas Sevii que envolve o vilão: a Equipe Rocket continuou com seus planos, mas desistiu deles após descobrir que seu líder foi derrotado de uma vez por todas.
Já em Pokémon Let’s Go Pikachu! e Eevee!, remake de Pokémon Yellow, a história de Giovanni é expandida. Em sua primeira aparição, ele é visto conversando com o personagem Archer sobre seus planos para tomar controle da empresa Silph Co. Após sua derrota, ele ainda entrega o item Silph Scope nas mãos do jogador ao invés de deixá-lo para trás.
Ainda há uma conversa em que ele exige do presidente da Silph Co. que lhe entregue a Master Bola, conforme acordado anteriormente entre os dois.
Em Pokémon Gold, Silver, Crystal, HeartGold e SoulSilver, integrantes da Equipe Rocket tentam reviver a equipe: eles tomam o controle da Goldenrod Radio Tower e fazem uma transmissão para Giovanni. Apenas os dois últimos games revelaram que o vilão escutou a mensagem.
Nesses mesmos games, o jogador descobre que Blue, o rival de Red, o protagonista de Red & Blue, foi quem assumiu o ginásio de Viridian após Giovanni abandonar o posto.
Um evento de HeartGold e SoulSilver revelou que Giovanni tinha um filho de cabelo ruivo. O garoto se tratava de Silver, o grande rival do jogador nesses games. Sua personalidade reflete justamente o fato de o vilão ter o abandonado ainda criança.
Giovanni só foi reaparecer em Pokémon Black and White 2 para participar do Pokémon World Tournament, ocasião em que voltou a usar apenas Pokémon do tipo terrestre.
A aparição seguinte do vilão ocorreu em Pokémon Ultra Sun e Moon, em que se tornou o líder da Equipe Rainbow Rocket. Ele revela para o jogador que tem a intenção de criar um exército de Ultra Beasts para conquistar o mundo.
Giovanni luta contra o jogador e entre seus Pokémon, está Mewtwo. De qualquer forma, ele é derrotado e é forçado a desistir dos seus planos, apesar de dizer que esse não foi o fim da Equipe Rainbow Rocket.
Anime
No anime de Pokémon, Giovanni também é um dos seus antagonistas, mas ele pouco aparece e tem o costume de apenas dar ordens para seus subordinados, sempre com a promessa de uma promoção.
Na série original, o vilão esteve por trás de alguns conflitos, mas orquestrou tudo por debaixo dos panos e mal dava as caras. Sua primeira aparição ocorreu no episódio em que Ash, seus amigos e a Equipe Rocket afundaram no navio St. Anne. Normalmente, seu rosto ficava encoberto e apenas sua boca aparecia. Além disso, por muito tempo, sua voz também foi modificada.
Giovanni só revelou seu rosto pela primeira vez durante a batalha de ginásio contra Gary, que ele derrotou com a ajuda de Mewtwo.
Diferente dos games, Giovanni abandona o posto de líder do ginásio de Viridian após vencer Gary por um motivo jamais explicado e repassou as obrigações para Jessie, James e Meowth. No final das contas, o local foi destruído e Agatha, integrante da Elite Four do continente de Kanto, se tornou a nova líder.
As demais aparições de Giovanni no anime ficaram praticamente restritas a interações com Jesse, James e Meowth. Ele também fez uma rápida participação no primeiro filme da franquia, já que foi ele um dos responsáveis pela criação de Mewtwo.
Giovanni teve uma participação de destaque no especial Mewtwo Returns, sequência do primeiro filme, em que ele tentou recapturar o Pokémon, mas foi derrotado após ter suas memórias sobre ele apagadas de sua memória.
[irp posts=”93195″ name=”Pokémon: internauta descobre possível evolução alternativa de Charmeleon”]
Nas adaptações em anime dos games Ruby and Sapphire e Diamond and Pearl, as aparições de Giovanni ficaram restritas a fantasias na mente de Meowth.
O vilão só voltou a ter alguma relevância em Black and White, em que voltou a dar ordens para Jessie, James e Meowth, chegou a trocar suas roupas, deixando de lado seu terno para vestimentas militares, e teve algumas aparições de destaque na história.
Após essa temporada, as demais participações de Giovanni ficaram restritas novamente a rápidas interações com a Equipe Rocket.
Seja o primeiro a comentar