O que podemos esperar de God of War 5?

Peter

O que podemos esperar de God of War 5?

Ao se falar sobre “jogos casca-grossa”, é impossível não chegar em God of War, o Deus da Guerra do PlayStation. Após o lançamento de quatro títulos principais da franquia (desconsiderando os spin-offs e Ascention), tivemos um dos melhores “reboots” de todos os tempos: o novo God of War do PS4.

Com aquele final de história, seria impossível não existir uma continuação! Já foi confirmado por fontes oficiais, inclusive, que a história vai continuar, sim. O único problema é que essa é a única informação que temos.

Com isso em mente, o que será que pode estar chegando para agregar a franquia?

Atenção! O texto pode conter informações importantes sobre o enredo dos jogos de God of War (spoilers)

No fim do novo God of War, Kratos acaba voltando para a casa e, depois de alguns anos, é visitado pelo filho de Odin e Deus dos Trovões: Thor! Já que estamos falando do Thor da mitologia nórdica, estamos falando de algo bem diferente do Universo Cinematográfico Marvel (UCM).

O Thor Nórdico é cabeça dura e esquentado, uma das divindades mais fortes na força bruta, e claro, manipulador dos relâmpagos. Então não é novidade alguma que esse confronto vai acontecer no próximo God of War. Isso é claro e evidente. Mas afinal… o que mais podemos esperar?

Loki

É quase impossível fugir de comparações com Marvel, mas o Loki em questão é justamente o filho de Kratos, Atreus. Ele mostrou, durante o progredir da história, que é um guerreiro muito habilidoso com arco, se tornando vital na batalha contra Baldur, o Deus da Luz.

O potencial do “garoto” é acima de qualquer personagem, sendo filho de uma divindade grega (neto de Zeus, já que Kratos é filho de Zeus canonicamente) e um meio gigante nórdico (Fey, ex-esposa de Kratos). Ele tem as duas metades de um poder que transcende panteões! E, de certa forma, Atreus iniciou o Ragnarok graças à flecha que ele atirou em Baldur, que cancelou a imortalidade e deu a chance para Kratos acabar com tudo.

Já é confirmado em “cutscenes” que Atreus consegue usar a Fúria Espartana como arma, assim como seu pai. Então, qual é o limite do Loki? E quais são os poderes de gigante que ele pode usar? Será que ele vai ter algum poder ilusório igual ao Deus da Trapaça original?

Mais divindades nórdicas

Infelizmente não houveram muitas divindades em God of War 4. Tivemos Kratos, Loki (indiretamente), Thor, Freya e Baldur (Serpente Mundial não conta nos jogos, já que ele não é filho de Atreus até o momento). Mesmo com Kratos matando Magni e Modi, que são filhos de Thor na mitologia nórdica e considerados apenas semideuses, ele tecnicamente matou apenas uma divindade, que foi Baldur.

thor

Existem várias divindades nórdicas interessantes pare serem introduzidas no próximo jogo, tipo o próprio Odin, que cedo ou tarde vai participar da franquia. Afinal, durante o jogo, Kratos segue destruindo os “olhos de Odin”, que são aves que observam tudo em nome do Pai de Todos. Também, grande parte dos acontecimentos de God of War 4 são por conta de Odin querer matar ou capturar Fey e, indiretamente, querer a cabeça de Kratos.

Talvez exista espaço para outras divindades, como Uller, Skadi e Sol. No entanto, não existe nenhuma informação que dê alguma brecha para um deles aparecer.

Outra divindade que merece espaço é o próprio Deus da Guerra nórdico: Tyr. Ele teve algumas citações no quarto jogo, mas é suposto que ele está morto. Diferente do Deus da Guerra do Panteão Grego, Tyr foi um Deus que pregava a paz e, aparentemente, vagava pelo mundo descobrindo coisas sobre outras divindades.

Lembra da cena onde Kratos encontra um vaso com uma pintura e uma bebida grega? Aquele lugar era um templo construído em nome de Tyr. Pelo visto, tudo o que existe dentro desse templo foi reunido por Tyr em suas viagens. Ou seja: Tyr passou por outros panteões em todo o mundo.

Novas criaturas nórdicas

A única coisa que bate de frente com os deuses nórdicos no quesito “cultura pop” são as criaturas nórdicas, como o cão infernal Fenrir. Ele é praticamente o “Cérbero nórdico”, além de ser conectado à Serpente Mundial (Fenrir e a Serpente são irmãos na mitologia nórdica).

Outra criatura que pode aparecer é Ratatoskr, o esquilo delator que vive na Árvore da Vida. Claro que existem outras criaturas que já apareceram no jogo anterior, mas também temos o arqui-inimigo de Odin: Ymir, o Gigante de Gelo! Ele é um “deus”, mas diferente de Odin, é um gigante de gelo e não vive em Asgard com as outras divindades.

Será que Kratos vai usar a mesma estratégia de quando enfrentou Zeus e chamar os inimigos do panteão nórdico para serem aliados? Não deu nada certo da última vez, mas quem sabe agora?

Outros panteões de deuses

Isso é muito difícil de acontecer, já que estão explorando a mitologia nórdica, mas as histórias de Tyr e a própria existência de Kratos criam a chance de termos mais divindades nessa história – e não apenas os nórdicos! Os dois exemplos mais próximos de se imaginar são os deuses célticos e os romanos. Advinha qual é o deus romano da Guerra? Bellona!

Eles teriam a chance de encaixar uma personagem feminina de peso, caso escolhessem usar o panteão romano. Seria bem interessante ver outra batalha ao estilo ‘Kratos-Ares’, entre dois deuses da guerra (já que Tyr está “morto”, pelo que o jogo indica).

Não há nenhuma personagem relevante em God of War que seja forte para lutar, então Bellona se encaixaria muito bem aqui. Nada confirma uma presença de outro panteão além do nórdico, mas existe a chance, mesmo que pequena. Tyr provou que existem outros mundos, então cedo ou tarde podem haver mais deuses para Kratos matar.

Ragnarok

O fim de toda Asgard. Com a morte de Baldur, é inevitável que o Ragnarok comece. Ou melhor, já começou enquanto Kratos e Atreus voltavam para casa. Inevitavelmente, vamos ter a luta entre Serpente Mundial e Thor. Com o Ragnarok chegando, também surge a chance de Kratos morrer.

Não tem nada a ver uma coisa com a outra, mas no fim do jogo, dá para ver na parede em Jotunnhein uma pintura de Kratos deitado nos braços de Atreus. É claro que Kratos pode nadar contra a maré, como sempre. Afinal, ele literalmente saiu do inferno e rebobinou o tempo para ter a chance de matar Zeus, mas pode ser que esse seja o fim do Fantasma de Esparta.

VEJA MAIS God Of War 5
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA