Goku, o grande protagonista de Dragon Ball e um dos personagens mais queridos dos animes e mangás, usou diversas transformações no decorrer da história da franquia.
Aos poucos, o saiyajin foi despertando as mais variadas transformações, e uma era mais poderosa que a outra. Desta forma, o protagonista conseguiu derrotar diversos vilões de destaque, como Freeza e Kid Boo, por exemplo.
São tantas as transformações que alguns fãs, especialmente aqueles um pouco menos aficionados, podem se perder.
Mas não se preocupe: abaixo, você pode conferir um guia com as principais transformações de Goku no decorrer da história de Dragon Ball.
5 transformações de destaque de Goku
Oozaru
A primeira transformação de Goku em Dragon Ball foi quando ele se tornou um Oozaru. Ela ocorreu ainda na época de Dragon Ball, quando o protagonista era apenas um menino.
Depois, descobrimos que a transformação era fruto da natureza dos saiyajins. Basta apenas os integrantes olharem para uma lua cheia e pronto: se transformavam na criatura, conhecida por sua fúria e agir de maneira irracional.
Goku nunca mais conseguiu se transformar em Oozaru após perder seu famoso rabo de saiyajin e ela se tornou obsoleta com a introdução das demais.
[irp posts=”97044″ name=”Dragon Ball Super: os personagens mais poderosos que a série introduziu”]
Super Saiyajin
O Super Saiyajin pode não ser a transformação mais poderosa de Goku, mas não deixa de ser a mais famosa e bacana de todas.
Os fãs não viam a hora de conhecê-la, principalmente após Dragon Ball revelar que ela era considerada até mesmo uma lenda entre os saiyajins.
Como qualquer fã de Dragon Ball sabe, Goku a despertou durante seu famoso duelo com Freeza em Namekusei após testemunhar a morte de Kuririn, que foi causada pelo vilão.
Desde então, praticamente todos os saiyajins e híbridos (como é o caso de Gohan, Trunks e Goten) de Dragon Ball também passaram a utilizar a popular transformação.
Também sabemos que a transformação do Super Saiyajin conta com duas evoluções: o Super Saiyajin 2 e o Super Saiyajin 3.
Quem despertou primeiro a segunda forma foi Gohan, e desde então, os demais também passaram a usá-la. São poucas as diferenças dela para a primeira: o cabelo fica um pouco mais espetado e raios começam a sair da aura do guerreiro.
Já o Super Saiyajin 3, fase final oficial da transformação (já que Dragon Ball GT apresentou o Super Saiyajin 4), é diferente das demais: o guerreiro fica com cabelo até a altura da cintura e as sobrancelhas do usuário somem, além de sua arcada supraciliar fica mais saliente e visível.
Oficialmente, apenas Goku e Gotenks conseguiram despertar o Super Saiyajin 3.
Deus Super Saiyajin
Quando achávamos que não haveria mais espaço para novas transformações em Dragon Ball, Akira Toriyama mostrou que ainda estava bastante criativo e que queria deixar Goku ainda mais poderoso.
No filme Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses, os fãs conheceram o Deus Super Saiyajin, transformação que Goku teve de usar para conseguir enfrentar Beerus de igual para igual. Essa transformação também era considerada outra lenda entre os saiyajins.
Diferente das demais, para despertá-la, é preciso fazer uma espécie de ritual que exige a presença de outros cinco saiyajins. Outra opção é passar por um treinamento divino.
O Deus Super Saiyajin também é visualmente bem diferente: o usuário fica com cabelo e olhos avermelhados e nem tão musculoso assim, além de aparentar ficar um pouco mais alto.
Além de Goku, Vegeta foi outro personagem que também passou a usar essa transformação.
Super Saiyajin Azul
Os fãs mal foram apresentados ao Deus Super Saiyajin e logo descobriram que outra transformação ainda mais poderosa foi introduzida: o Super Saiyajin Azul.
Tanto Goku quanto Vegeta conseguiram despertá-la após passarem por um período de treinamento ao lado de Whis. No entanto, Dragon Ball não revelou exatamente o que fez a dupla conseguir usá-la.
O Super Saiyajin Azul ganhou esse nome justamente pelo fato de fazer Goku e Vegeta ficarem com o cabelo azulado. Também podemos dizer que o nome pegou por que o oficial é um pouco complicado de falar: Super Saiyajin Deus Super Saiyajin.
Essa transformação também faz com que o usuário tenha o domínio completo do seu ki. Tanto que Goku passou a combiná-la com o kaioken, que se tornou obsoleto após se transformar em Super Saiyajin.
Instinto Superior
Depois do Super Saiyajin Azul, todos pensamos “não há como o tio Akira inventar outra transformação mais poderosa!” Ledo engano: eis que a apareceu o Instinto Superior.
A grande diferença das demais é que ela não tem relação com os saiyajins e se trata de uma técnica divina, que até mesmo os poderosos Deuses da Destruição têm dificuldade de aprender.
Ela faz com que seu usuário mova seu corpo de maneira instintiva, sem a necessidade de ativar os comandos do cérebro. Assim, é possível ganhar uma enorme vantagem contra inimigos poderosos e rápidos.
Goku despertou o Instinto Superior pela primeira vez durante seu famoso duelo contra Jiren, durante o Torneio do Poder. A transformação é dividida em duas fases:
- Incompleta, em que Goku fica com uma aura azul e cabelos e olhos parcialmente tingidos com tons prateados. Além disso, consegue apenas se defender de maneira instintiva.
- Completa, em que protagonista fica com o cabelo e olhos completamente prateados. Além disso, também passa a atacar os oponentes instintivamente.
[irp posts=”97197″ name=”Dragon Ball Super: Caulifla alcançou feito incrível e nós nem percebemos”]
Outras transformações de Goku que valem ser mencionadas:
- Kaioken: no fundo, a técnica também não deixa de ser uma espécie de transformação, já que ela aumenta o ki de Goku e foi útil para ele por muito tempo
- Super Saiyajin Falso: usada em um filme de Dragon Ball Z. Era originalmente chamada de Super Saiyajin, mas ganhou esse nome após a introdução da versão real
- Super Saiyajin 4: se tornou muito popular, apesar de não ser, na teoria, oficial. Foi introduzida em Dragon Ball GT
- Vegito e Gogeta: essa é uma questão aberta a interpretações, mas se você também considera as fusões de Goku com Vegeta (Vegito e Gogeta) como transformações, também não tem problema.
Essas são as principais transformações de Goku em Dragon Ball. Será que Akira Toriyama ainda pensa em introduzir uma nova ainda mais poderosa para o protagonista? Como o mangá de Dragon Ball Super continua firme e forte, não podemos duvidar de nada.
Agora que você sabe tudo sobre as transformações de Goku, aproveite e se inscreva no canal do Ei Nerd no YouTube para ficar por dentro de todas as novidades da franquia Dragon Ball.
Seja o primeiro a comentar