O iPhone brasileiro que desafiou a Apple: a saga pelo registro da marca

Maysa Vilela

O iPhone brasileiro que desafiou a Apple: a saga pelo registro da marca

Por mais bizarra que essa história possa parecer, ela é real. A Gradiente empresa brasileira fixada na Zona Franca de Manaus – lançou um celular chamado “iphone” muito antes que a Apple.

  • “Alexa, tocar minha música favorita!” Conheça a 4ª geração do aparelhinho que é sucesso em vendas no mundo todo. Clique aqui para conferir.

Mais precisamente, foram sete anos antes de Steve Jobs revolucionar o mercado mundial de telecomunicação com a primeira versão do iPhone, conhecido por todos.

“Hoje, a Apple vai reinventar o telefone”, disse o fundador da Apple em 9 de janeiro de 2007.

Acontece que, quando a gigante norte-americana registrou a marca, a Gradiente já tinha registrado o termo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Portanto, a Apple teria que pagar pelo uso da marca no Brasil, afinal, a Gradiente batizou sua linha de telefones com esse nome antes.

Saiba que a empresa brasileira de tecnologia não foi a única. No ano do lançamento do iPhone, Steve Jobs precisou firmar um acordo nos Estados Unidos para conseguir usar a marca, pois ela já havia sido registrada pela Cisco.

Cinco anos depois, a Apple enfrentou judicialmente no México uma empresa chamada iFone que entrou com uma ação parecida com a da Gradiente, alegando o registro anterior do nome.

Na época, a iFone venceu a ação contra a gigante Apple.

Quanto à ação movida pela brasileira Gradiente, após perder em instâncias inferiores, a empresa recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Os ministros decidiram – por unanimidade – que o caso tem fundamento e seria analisado pela Corte.

Gradiente vs Apple

Como você deve imaginar, a Gradiente não está bem das pernas e uma vitória contra a Apple nos tribunais seria a esperança de se recuperar de uma situação de quase falência.

A simples notícia de que o caso da Gradiente seria julgado pelo Supremo Tribunal já foi suficiente para levar as ações da empresa a operar em alta.

A Gradiente lançou seu último iphone em outubro de 2013. Foi o C600, um smartphone com sistema operacional Android, 8 GB de armazenamento interno e câmera com 13 megapixels de definição.

No mesmo ano, a Apple lançava o iPhone 5S, com até 64 GB de armazenamento e câmera de 8 MP.

Para fins de comparação, a versão mais completa desse smartphone da Apple chegou ao Brasil no valor de R$ 3.600. Enquanto o iphone C600 da Gradiente chegou às lojas com preço de R$ 1.400.

Resta aguardar pela decisão da Justiça na briga entre a Gradiente e a Apple. Até então, em todas as instâncias possíveis, a decisão sempre foi favorável à Maçã.

Confira um anúncio do iphone C600, da Gradiente:

Gradiente - iphone - propaganda

Foto: Divulgação 

  • “Alexa, tocar minha música favorita!” Conheça a 4ª geração do aparelhinho que é sucesso em vendas no mundo todo. Clique aqui para conferir.
VEJA MAIS Apple Gradiente iPhone
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA