Gravity Falls é um dos maiores sucessos recentes entre as animações da Disney, mas segundo o criador, o estúdio restringiu a presença LGBTQI+ na série.
A política de ocultar qualquer referência a esse assunto vem sendo comum nas produções mais recentes da Disney e aqui parece não ter sido diferente. A empresa se posiciona oficialmente a favor dos direitos da comunidade LGBTQI+.
[irp posts=”96011″ name=”Disney+ enfrenta problemas para chegar à América Latina; entenda”]
O assunto surgiu após uma outra animação, Owl House, apresentar uma personagem que possui um interesse amoroso em outra menina, o que caracteriza uma relação homossexual.
Comentando sobre isso, Alex Hirsch, criador de Gravity Falls, afirmou em seu perfil no Twitter que a Disney vetou qualquer representação LGBTQI+ na série enquanto ele trabalhava nela.
No entanto, Hirsch parabenizou a Disney pela aparente mudança em sua postura sobre o assunto.
Owl House marca uma vitória importante para a causa, o que já havia começado, ainda que de forma mais tímida, em séries animadas como Steven Universo e She-Ra e as Princesas do Poder, que chegou a exibir um beijo entre duas personagens femininas.
Sobre Gravity Falls
Gravity Falls: Um Verão de Mistérios, como ficou conhecida no Brasil, é uma série animada que mistura humor e mistérios, no melhor estilo de clássicos como Scooby Doo.
Ela foi criada por Alex Hirsch e exibida originalmente pela Disney entre 2012 e 2016, sendo dividida em duas temporadas.
A história mostra os irmãos gêmeos Dipper e Mabel Pines, que vão passar as férias de verão com seu tio-avô, Stanford Pines, em Gravity Falls, uma pequena cidade no estado americano do Oregon.
Lá acontecem coisas estranhas e aparentemente sem explicação, que são investigadas pelos irmãos.
Eles ajudam o tio Stan a cuidar da Cabana do Mistério, uma atração turística da cidade com mistérios obviamente falsos, mas ao mesmo tempo, coisas verdadeiras estranhas acontecem pelo local.
A série ganhou uma continuação em quadrinhos, intitulada Gravity Falls: Lost Legends.
Seja o primeiro a comentar