‘GTA Online’ vai exigir verificação de idade em breve, afirma insider

Cheyna Corrêa

‘GTA Online’ vai exigir verificação de idade em breve, afirma insider

por Vinícius Miranda

A era da proteção digital está atingindo um novo patamar, e os videogames estão cada vez mais no centro dessa discussão. Segundo informações do leaker Tez2, a Rockstar Games pode estar se preparando para adicionar um sistema de verificação de idade no GTA Online, com a promessa de proteger jogadores e restringir o acesso a conteúdos adultos.

De acordo com o vazamento, a verificação será implementada por região, começando possivelmente pelo Reino Unido. O sistema exigiria que o jogador comprove sua idade antes de acessar o jogo ou certos recursos, como mensagens pelo celular do jogo, o Snapmatic (ferramenta de fotos) e o chat de texto.

A informação veio acompanhada de supostos trechos do código do jogo, onde é possível ver linhas ligadas ao termo Age Assurance (verificação de idade) e respostas automáticas como “Acesso negado: verificação de idade necessária”. A possível adição desse sistema levanta uma velha discussão na comunidade. De que até que ponto as desenvolvedoras devem interferir para proteger os menores de idade?

Vale lembrar que GTA V é classificado como um jogo para adultos e não economiza em conteúdo impróprio para menores. Roubos, assassinatos e atividades ilegais fazem parte da rotina em Los Santos. Mesmo assim, o título é um fenômeno global, com uma base de jogadores massiva — e nem todos são maiores de idade, como se supõe.

O próprio Tez2 reforçou que a medida pode se expandir para outras regiões além do Reino Unido, e outro usuário complementou apontando que os Estados Unidos também têm estudado medidas semelhantes, como o novo sistema de verificação do YouTube.

Vai acontecer?

Ainda não há um comunicado oficial da Rockstar, mas a simples possibilidade já gera debates acalorados. Afinal, será que chegou a hora de medidas mais duras para impedir que menores tenham acesso a jogos e conteúdos não recomendados?

Nos próximos meses, a comunidade deve ficar de olho nos desdobramentos. Por ora, a expectativa é de que, se confirmada, essa mudança marque o início de uma nova era de controle nos jogos online — começando, claro, por um dos títulos mais polêmicos da história dos videogames.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA