GTA V é finalmente lançado na Arábia Saudita – mas com limitações!

Cheyna Corrêa

GTA V é finalmente lançado na Arábia Saudita – mas com limitações!

por Vinícius Miranda

Depois de 12 anos no mercado mundial, Grand Theft Auto V finalmente chegou de forma oficial na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos. O lançamento chegou a ser anunciado antes, mas só agora ele aconteceu.

Lançado em 2013, GTA V é um dos maiores sucessos comerciais da história dos games, tendo vendido impressionantes 215 milhões de cópias no mundo inteiro. Porém, até então o jogo era proibido de ser vendido em territórios árabes. Os motivos desse impedimento eram puramente culturais, pois GTA V é considerado controverso aos olhos daquela cultura. Uma vez que o game, como todos já sabem, envolve os seus personagens cometendo crimes, usando drogas, entre outros atos considerados ilícitos no nosso mundo real.

No entanto, uma parceria entre a Take-Two Interactive (empresa-mãe da Rockstar Games) e a empresa saudita Advanced Initiative Company permitiu o lançamento não apenas de GTA V, mas também de GTA Online, naquele território. Essa parceria também incluiu o aprimoramento do sistema de faixa etária padronizado existente por lá. Sistema esse que foi implementado em 2016, mas que só agora permitiu a comercialização de jogos considerados mais controversos, como é o caso dos títulos da franquia GTA

Essa nova implementação vai beneficiar não apenas GTA, como também outras franquias como NBA 2K, WWE 2K e, é claro, Red Dead Redemption.

Vale ressaltar que esses jogos não estavam completamente fora do radar dos jogadores árabes. Muitos usavam de métodos “alternativos” para ter acesso a esses jogos. Sendo assim, um lançamento oficial desses games em território árabe tem tudo pra ser promissor, uma vez que o público já demonstra interesse em consumi-los.

Produtos apenas para maiores

Franklin, um dos protagonistas de ‘GTA V’, em cena de nova versão do game (Foto: Divulgação/Rockstar)


No entanto, houveram condições para que esse lançamento fosse possível. Afinal, ainda estamos falando de um produto cujo conteúdo é considerado polêmico e controverso. E como videogames é algo de fácil acesso e de grande interesse de crianças, foi estabelecido que o jogo só poderia ser vendido por lá para maiores de 21 anos.

Essa decisão se mostrou polêmica entre os jogadores. Como dito, muitos já acessavam o game por outros meios, logo essa limitação os deixou insatisfeitos. Além disso, apesar de tudo isso, GTA V está sendo lançado por lá sem qualquer localização para os idiomas locais, sendo vendido em inglês. O que tem sido alvo de críticas, pois nem todos dominam o idioma. No final, a sensação que alguns jogadores árabes estão tendo é que, mesmo GTA V chegando oficialmente no país, ainda há diversos empecilhos que impedem o seu consumo.

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA