Houve um aumento de 74% nas vendas de fitas cassete no ano de 2017, o melhor desempenho do ramo desde 2012. As grandes responsáveis por essa explosão nas vendas são as trilhas sonoras de Guardiões da Galáxia e da série Stranger Things.
As duas produções possuem uma atmosfera “vintage”, sendo que Stranger Things se passa na década de 80. Guardiões da Galáxia possui na história a fita cassete intitulada Awesome Mix Vol. 1, que foi dada a Peter Quill, o Senhor das Estrelas, por sua mãe ainda na Terra. O conteúdo da fita é basicamente a trilha sonora do filme.
Com o lançamento de Guardiões da Galáxia Vol. 2, também foi lançada em fita cassete o Awesome Mix Vol. 2. Os dois filmes apostam em clássicos dos anos 70 como Marvin Gaye, Jackson Five, David Bowie, George Harrison, Fleetwood Mac, Sweet e The Runaways.
Já Stranger Things possui músicas escritas apenas para a série, geralmente com uso de sintetizadores, emulando o estilo de artistas dos anos 80 como Vangelis e Jean-Michel Jarre. Músicas de outros artistas também aparecem na trilha sonora da série, como The Clash, The Police, Bon Jovi, Toto, Joy Division, Scorpions, Cindy Lauper, Peter Gabriel e New Order.
Além das trilhas sonoras, a venda de fitas cassete no ano passado também foi turbinada por álbuns como Nevermind (1991), do Nirvana, The Eminem Show (2002) de Eminem e Yeezus (2013) de Kanye West.
Sobre Stranger Things e Guardiões da Galáxia
Stranger Things é provavelmente a série de maior sucesso da Netflix, tendo até agora duas temporadas. A história se passa nos anos 80 e mostra um grupo de crianças que lida com mistérios sobrenaturais e os resultados de experiências secretas do governo americano.
Guardiões da Galáxia ganhou seu Vol. 2 em abril de 2017 e mostra a equipe mais divertida do Universo Marvel. Os Guardiões também estarão no aguardado Vingadores: Guerra Infinita, com lançamento previsto para o próximo mês de maio.
Seja o primeiro a comentar