Guardiões da Galáxia Vol. 3 será o primeiro a quebrar tabu histórico da Marvel

Giovanna Camiotto

Guardiões da Galáxia Vol. 3 será o primeiro a quebrar tabu histórico da Marvel

Guardiões da Galáxia Vol 3. já começou a chegar aos cinemas brasileiros nesta quarta-feira (3), prometendo a melhor experiência já vista nas telas grandes.

Além disso, o 32º filme do Universo Cinematográfico Marvel (UCM) estreia quebrando um tabu do estúdio que se arrasta há 15 anos, desde o lançamento de Homem de Ferro (2008).

O terceiro e último filme da equipe comandado por James Gunn inclui, pela primeiríssima vez na história, a palavra “fuck” em uma trama da Marvel.

O vocábulo é um dos xingamentos mais utilizados em inglês e, em português, recebe traduções diversas a depender do contexto.

O diretor explicou que a introdução do palavrão não estava planejada em Guardiões Vol. 3, mas ele pediu a Chris Pratt para usá-lo durante as filmagens. Ele acredita que a palavra acabou tornando a cena muito mais divertida, de maneira orgânica e natural, então decidiram mantê-la.

Vale lembrar que a cena em questão foi mostrada em um dos trailers promocionais, mas por lá a palavra aparece censurada.

Palavrão em filmes da Marvel

Existem vários filmes do UCM que chegaram a brincar com o uso de “fuck”, mas sempre de maneira velada – inclusive na própria saga dos Guardiões.

Por exemplo, há um momento em que Peter Quill (Chris Pratt) está prestes a dizê-la, mas é interrompido pela explosão no covil do Colecionador, no primeiro filme.

Outro exemplo aconteceu em Guardiões da Galáxia Vol. 2 em uma cena implícita de Groot, que está se despedindo de Yondu. Ele, claro, diz: “eu sou Groot” e Rocket traduz: “bem-vindo aos malditos Guardiões da Galáxia, embora ele não tenha dito maldito”.

Uma outra cena que já se tornou clássica é quando Tia May descobre que Peter Parker é o Homem-Aranha e chega a soltar um sonoro palavrão, mas a frase é interrompida pelos créditos finais de De Volta Para Casa.

Sobre Guardiões da Galáxia Vol. 3

Guardiões da Galáxia é uma das equipes cósmicas mais importantes dos quadrinhos da Marvel. Eles surgiram em 1969 e foram criados por Stan Lee, Arnold Drake e Roy Thomas.

A primeira escalação contava com nomes como Vance Astro, Yondu Udonte e Martinex T’Naga, entre outros heróis pouco conhecidos, e fazem parte da Terra-691, um dos vários universos do Multiverso da empresa.

Em 2008, Dan Abnett e Andy Lanning relançaram a equipe nas HQs da Marvel e essa nova versão era composta por nomes como o Senhor das Estrelas, Rocket, Groot, Gamora, Drax, Phyla-Vell, Mantis, Quasar, Serpente da Lua e Adam Warlock, entre outros.

Suas histórias se passavam na Terra-616, o universo principal das histórias da editora.

Foi essa segunda versão dos quadrinhos que acabou adaptada para os cinemas e faz parte do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). Os dois filmes lançados até o momento tiveram a direção por James Gunn e foram bem recebidos pelo público e crítica.

A escalação original da equipe era composta pelos personagens Senhor das Estrelas, Gamora, Drax, Rocket e Groot. No segundo filme, ganharam a companhia de Mantis e Nebulosa. Os heróis também apareceram em Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato.

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA