Loki: a verdadeira história e origem dos Guardiões do Tempo

Redação

Loki: a verdadeira história e origem dos Guardiões do Tempo

A série do Loki tem mudado muito do que as pessoas achavam que sabiam sobre o Universo Cinematográfico Marvel (UCM). O Deus da Trapaça está lidando com uma escala de poder jamais vista antes. Seria engraçado, se não fosse um tanto quanto assustador

Por trás de tudo isso, estão os Guardiões do Tempo, as entidades que estão acima de tudo que existe. Ou pelo menos, é o que a série está deixando o público acreditar. No entanto, quem são eles na verdade? Será que as respostas estão nos quadrinhos?

[irp posts=”108945″ name=”Teoria de Loki: existem múltiplas Autoridades de Variância Temporal?”]

As revistas já mostraram os Guardiões do Tempo e chegou a hora de você descobrir o que está rolando.

A problemática das viagens no tempo

Em algumas histórias o autor decide resolver tudo que está errado usando a boa e velha viagem no tempo. A gente viu isso em Vingadores: Ultimato, isso apareceu lá em Harry Potter também e até nas histórias antigas do Superman.

Quem não se lembra do icônico momento em que o Superman girou a Terra ao contrário para voltar no tempo?

Só que isso dá início a um novo problema. Se é possível usar esse mecanismo de voltar no tempo quando algo dá errado, o que impede o personagem de querer usá-lo todas as vezes? E o que isso tem a ver com os Guardiões do Tempo?

Imagine que os Vingadores precisam encarar a volta do Ultron. Se eles apanharem, voltam no tempo e refazem a luta. Wanda Maximoff pirou na batatinha? Volta no tempo, troca uma ideia com ela, acabou WandaVision.

Capitão América perdeu uma briga, quebrou uma asa? Volta no tempo. Homem-Formiga esqueceu a filha no churrasco? Volta no tempo. Enquanto tiver partícula Pym, é festa?

[irp posts=”109134″ name=”Agora é cânone! Loki ‘sai do armário’ oficialmente no UCM: ‘princesas e príncipes'”]

História e origem dos Guardiões do Tempo

Geralmente, os autores deixam o assunto morrer e fingem que essa possibilidade não existe. No caso dos Guardiões do Tempo, não.

Eles foram criados pelos roteiristas Mark Gruenwald e Ralph Macchio pra acabar com isso. No final dos anos 70, Thor podia viajar no tempo usando Mjolnir. Ao invés de deixar quieto, os roteiristas criaram entidades cósmicas que vigiariam as linhas temporais.

Inicialmente, eles eram uma trindade e não se chamavam Guardiões do Tempo. Immortus, uma das várias fases de Kang, o Conquistador, seria um agente dessa trindade.

Eles ensinariam conhecimentos do fluxo temporal para o vilão e ele, em troca, ajudaria a ajustar erros e paradoxos causados por viajantes do tempo. Nessa brincadeira, Thor perdeu a habilidade de viajar no tempo.

Ao longo das décadas, os Guardiões do Tempo foram ganhando uma origem mais completa, detalhes e motivação. Eles foram criados por Aquele Que Restou, o último diretor da Autoridade de Variância Temporal (AVT) da realidade anterior – que terminou simplesmente porque atingiu o fim do seu ciclo existencial.

Aquele Que Restou sabia que viria outra realidade depois daquela, que o universo seria reiniciado. Ele então criou um trio de entidades cósmicas que tomariam conta da linha temporal da próxima realidade.

[irp posts=”108767″ name=”A vez em que Loki foi digno de erguer o Mjolnir (e deu uma surra no Thor)”]

Os Guardiões do Tempo não foram os primeiros a serem criados por Aquele que Restou. Inicialmente, ele cometeu um erro e criou os Time Twisters, entidades cósmicas que não queriam preservar o tempo.

Os Time Twisters acabaram atingidos pelo Thor e a realidade se partiu em duas linhas temporais. Em uma linha temporal, os Time Twisters reinam. Em outra, quem manda mesmo são os Guardiões do Tempo. Essa pode ser considerada a primeira variação da existência.

guardioes do tempo loki

Immortus foi escolhido para ser o agente dos Guardiões do Tempo. Em sua onisciência, as entidades viram diversas realidades que foram destruídas pela evolução do homem. A raça humana ficou com má fama. A ideia era que Immortus sabotasse a civilização para impedir que isso acontecesse.

Os Guardiões do Tempo informaram Immortus que Wanda Maximoff é um Nexus ser que existe simultaneamente em todas as realidades. Eles consideram a Feiticeira Escarlate extremamente perigosa para a existência e dão uma ordem bem específica para Immortus: Wanda não pode gerar filhos.

Immortus, o grande traidor

É aí, então, que Immortus trai os Guardiões do Tempo movido pela curiosidade. Ele literalmente é o responsável por Wanda se apaixonar pelo Visão e ter filhos com o sintozoide.

Depois disso, os Time Twisters retornam e se disfarçam como Guardiões do Tempo. Eles chamam Immortus para ser seu agente. No final, esse plano dá errado porque Immortus os trai também.

Os Guardiões do Tempo não aprendem com os erros e veem outra ameaça no horizonte: Rick Jones. O moleque pode ser a chave para o retorno da Força Destino, um poder que pode despertar em toda a humanidade e transformar o planeta inteiro em um planeta de super-seres.

Os Guardiões do Tempo fazem o quê? Chamam Immortus de novo para resolver a questão.

Qual é a explicação? Immortus já os traiu antes, mas eles pedem ajuda do vilão novamente. Se isso acontecer no UCM, essa saga pode ser a base de toda a Fase 5 da Marvel.

Os Guardiões do Tempo e Immortus vão com tudo para cima de Rick Jones, que está virado na Força Destino. Só que ele não dá conta. Ele chama Vingadores de diferentes épocas para protegê-lo. Os Guardiões do Tempo até conseguem conter os Vingadores por um tempo e revelam os planos deles.

[irp posts=”109267″ name=”Vilã? Sylvie conquista o público e já é a personagem preferida entre os fãs de Loki”]

As entidades cósmicas, então, aniquilam várias linhas temporais para preservarem a si mesmas e um mínimo de realidades da influência da raça humana.

Não dá para proteger tudo? Deixa que nós mesmos destruímos quase tudo e seguimos vivos com o que sobrar. Um plano egoísta.

Enfim, os Guardiões do Tempo chegam a construir uma arma gigante, um canhão ultra-cósmico-power-blaster-9000 capaz de destruir realidades inteiras.

Para garantir que o plano dê certo, os Guardiões do Tempo convocam Vingadores de linhas temporais malignas, como o Multiverso Sombrio.

Os Vingadores malignos começam a enfrentar as forças que Rick Jones juntou. A solução é chamar mais Vingadores de outras linhas temporais, só que do time dos mocinhos. É uma guerra, Vingador contra Vingador.

No final, Rick Jones consegue destruir o canhão dos Guardiões do Tempo e Kang consegue destruir os próprios Guardiões do Tempo.

Fase 5 da Marvel começa a se desenhar?

Imagine isso acontecendo no UCM. Seria impossível? Pode ser que não. É coincidência a Feiticeira Escarlate despertar seu poder máximo agora? É coincidência os filhos da Wanda existirem por aí?

Sabe com quem Immortus estava trabalhando nas revistas nessa fase? Agatha Harkness. Seria uma coincidência também? É coincidência a Marvel apresentar os Guardiões do Tempo agora e Kang já estar de malas prontas?

Já pensou se Vingadores 5 é essa guerra temporal? Com Steve Rogers voltando e tudo mais? As respostas vão aparecer no futuro. O jeito é continuar atento nos próximos episódios de Loki.

[irp posts=”103337″ name=”Agatha Harkness: história e poderes da personagem da Marvel”]

VEJA MAIS Loki
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA