No último dia 6, completaram-se 25 anos do lançamento da World Wide Web, que é o conceito de internet que conhecemos atualmente. O responsável pela criação do sistema que mudaria a vida bilhões de pessoas ao redor do planeta foi o britânico Tim Berners-Lee.
Berners-Lee desenvolveu a World Wide Web para acessar mais facilmente os arquivos da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN), local onde trabalhava na época. O cientista já havia criado dois anos antes o padrão HyperText Transfer Protocol (HTTP), mas ela era utilizado apenas por pesquisadores da área.
No dia 6 de agosto de 1991, a World Wide Web foi liberada para o público geral. O primeiro website também foi desenvolvido por Berners-Lee e explicava a seus visitantes o que era a internet e seu protocolos, além de instruções de como criar seu próprio site e fazer buscas pela web. Ainda é possível acessá-lo neste link.
Uma curiosidade é que o primeiro servidor da World Wide Web (e teoricamente, da internet) rodava em um computador NeXT, que Berners-Lee utilizava para trabalhar no CERN. Para evitar problemas, deixou um bilhete grudado na máquina escrito “Isto é um servidor. Não desligue!”.
O britânico ainda foi responsável por desenvolver o primeiro navegador de internet e seus padrões básicos, como o protocolo de transmissão e linguagem de programação HTML.
Muitos acreditam que a World Wide Web se popularizou rapidamente pelo fato de Berners-Lee nunca ter patenteado ou comercializado sua criação. Desta forma, o conceito foi implantado rápidamente e novos projetos puderam ser desenvolvidos. E garante: “O que eu fiz, qualquer um poderia ter feito”, diz o britânico, que ganhou o título de “Sir” da rainha Elizabeth II por seu trabalho revolucionário.
Texto por Augusto Ikeda
Edição por Igor Miranda
Seja o primeiro a comentar