Hair Love venceu o Oscar na categoria de melhor cruta-metragem de animação na cerimônia do último domingo (9). Se você ficou curioso em conferi-lo, saiba que ele está de graça no YouTube.
O curta animado, que tem apenas 6 minutos e 47 segundos de duração, mostra o desespero de um pai em ter de arrumar o cabelo afro de sua filha, tarefa que ficava à cargo da mãe, que está doente.
Confira Hair Love abaixo:
Apesar de ser curto e divertido, a produtora Karen Rupert Toliver destacou, em seu discurso de vitória, a mensagem que a animação deseja passar.
“Foi um trabalho feito com muito amor porque acreditamos que a representatividade importa. Principalmente em desenhos animados, que geralmente são nosso primeiro contato com o mundo dos filmes”, disse.
Já Matthew A. Cherry, um dos diretores de Hair Love e ex-jogador de futebol americano, afirmou que a ideia do curta era normalizar o cabelo afro, ainda alvo de preconceitos e problemas sociais.
Sobre o Oscar
O Oscar é a principal premiação da indústria cinematográfica. Ela é organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos e seus membros são os responsáveis por eleger os vencedores do prêmio.
A cerimônia de entrega da estatueta mais cobiçada do cinema tem como principal categoria a de Melhor Filme, mas também conta com outras muito importantes, como Melhor Diretor, Ator e Ator Coadjuvante, Atriz e Atriz Coadjuvante, Roteiro Original e Adaptado, entre outros. Existem também as chamadas categorias técnicas, como Melhor Fotografia, Efeitos Especiais e Edição, por exemplo.
O Oscar está entre as quatro principais premiações da indústria do entretenimento nos EUA. As outras são o Emmy (televisão), Tony (teatro) e o Grammy (música), que surgiram justamente por conta da própria cerimônia que premia os melhores nomes do cinema. Até hoje, nenhum filme brasileiro ganhou a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro.
A primeira cerimônia do Oscar ocorreu em 1927 e desde então, é realizada anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A 92ª edição está marcada para o dia 9 de fevereiro de 2020, em Los Angeles.
Seja o primeiro a comentar