Após tantos anos do lançamento da animação original, o filme ‘O Rei Leão’ está no centro de uma recente polêmica. A Disney está sendo acusada de apropriação cultural pelo uso da icônica expressão ‘Hakuna Matata’.
O canal Fox News divulgou que um ativista do Zimbábue abriu uma petição contra a Disney. O abaixo-assinado exige que a empresa abandone a patente da frase e alega que seu uso trata-se de apropriação cultural, além de seguir “linhas similares à do colonialismo”.
“Hakuna Matata tem sido usada pela maioria dos países que fala a língua Kiswahili, tais como Tanzânia, Kenya, Uganda, Ruanda, Burundi, Moçambique, e a República Democrática do Congo. A Disney não pode ser permitida a patentear algo que eles não inventaram”, diz um trecho do texto da petição.
A patente da expressão aconteceu pouco depois do lançamento do filme, em 1994. O processo durou anos e só foi aprovado em 2003. Agora, a Disney está produzindo um remake da produção, dessa vez em live-action. Por esse motivo, a polêmica sobre a patente voltou à pauta internacional.
“Muitos dos que falam a língua Swahili ficaram extremamente chocados, eles não tinham ideia de que isso estava acontecendo. Tendo crescido no Zimbabwe, eu sempre entendi que a língua de uma cultura era sua maior riqueza”, contou o ativista em uma entrevista à BBC.
A Disney não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. A petição já conta com mais de 52 mil assinaturas.
O Rei Leão: uma comparação do 1º trailer do filme live-action com a animação
Seja o primeiro a comentar