por Vinícius Miranda
Um achado recente de datamining pode ter revelado uma movimentação histórica: um título de Halo com compatibilidade para PlayStation foi listado na API oficial da franquia, sugerindo que a série, até então exclusiva do ecossistema Xbox e PC, pode estar prestes a desembarcar no console da Sony.
A descoberta foi feita por RebsGaming, conhecido por antecipar informações precisas sobre Halo, usando dados extraídos do grunt.api. A fonte já havia acertado, por exemplo, a data de lançamento do multiplayer de Halo Infinite em 2021. Desta vez, a API mostra um “novo título de Halo com compatibilidade PlayStation”, também vinculado ao PlayFab, sistema de backend que oferece progressão cruzada, matchmaking e serviços online unificados.
O que pode estar chegando?
Entre as possibilidades levantadas, o jogo pode ser Project Ekur, título multiplayer em desenvolvimento pela Certain Affinity. O projeto teria surgido a partir do cancelado modo battle royale de Halo Infinite (Project Tatanka) e estaria sendo reconstruído na Unreal Engine 5 como uma experiência independente. O vazamento ainda cita a existência de duas listagens, possivelmente a beta e a versão final do jogo.
Se os rumores se confirmarem, o anúncio pode acontecer durante o Halo World Championship 2025, em outubro, onde também existe expectativa de novidades sobre o novo remake de Halo: Combat Evolved e o próximo grande jogo da franquia.
Se Halo for confirmado para o PS5, não seria muita surpresa. Uma vez que a Microsoft agora tem assumido a postura de não se limitar apenas aos seus consoles Xbox. Forza Horizon 5 já foi lançado pro console da Sony, e Gears of War: Reloaded também já está a caminho. Ou seja, nem mesmo as maiores IPs do Xbox estão imunes de serem lançadas na, até então, concorrência. O lançamento de Halo no PlayStation, para muitos, é apenas questão de tempo.
Por enquanto, não há confirmação oficial, mas a simples ideia de ver Halo chegando ao PlayStation já é suficiente para agitar a comunidade e reacender a discussão sobre a expansão multiplataforma das séries icônicas da Microsoft.
Seja o primeiro a comentar