Quem acompanhou a saga Harry Potter desde o início sabe que um dos personagens mais importantes da história foi o bruxo Severo Snape. De primeira, ele foi considerado por muitos uma espécie de vilão, mas nos momentos finais da história, revelou suas verdadeiras intenções e caiu no gosto do público.
Nos cinemas, Severo Snape foi interpretado nos oito filmes da franquia por Alan Rickman, que faleceu em janeiro de 2016. O ator soube interpretar muito bem as facetas do personagem, que apesar de ser rígido, frio e temido pelos alunos de Hogwarts, sempre jurou proteger o mundo dos bruxos e o próprio Harry Potter, já que era apaixonado pela mãe do protagonista, Lílian Potter.
Mas o que pouca gente sabe é que Alan Rickman quase ficou de fora dos longas do bruxo mais famoso da literatura.
Quando o primeiro filme da franquia, Harry Potter e a Pedra Filosofal, iniciou sua produção, o também britânico Tim Roth foi originalmente escolhido para dar vida a Severo Snape. O ator ficou conhecido por seus trabalhos em filmes como Cães de Aluguel, Pulp Fiction e O Traidor.
No entanto, assim que recebeu o convite para o papel, Roth já estava escalado para participar de Planeta dos Macacos, que também tinha estreia marcada para 2001 e seria filmado na mesma época em que Harry Potter e a Pedra Filosofal.
As produções dos dois filmes até fizeram um acordo para permitir que Roth participasse dos dois longas. No entanto, o ator não conseguiu conciliar as gravações e optou por continuar em Planeta dos Macacos e desistir de Harry Potter, o que fez a produção chamar Alan Rickman para ser Severo Snape.
Por fim, uma curiosidade que vale ser citada é que J.K. Rowling, criadora de Harry Potter, disse que sempre viu Alan Rickman como intérprete de Severo Snape nos cinemas. A fala da escritora fez muitos acreditarem que ela criou o personagem inspirado no próprio ator e viu seu desejo ser realizado.
Seja o primeiro a comentar