‘Harry Potter’: série terá que corrigir erros de ‘O Cálice de Fogo’

Cheyna Corrêa (Texto: André Luiz Fernandes)

‘Harry Potter’: série terá que corrigir erros de ‘O Cálice de Fogo’
Foto: 2005 Warner Bros. Ent. Harry Potter Publishing Rights J.K.R

Assim como os filmes de Harry Potter adaptaram um livro por vez, com o último dividido em duas partes, a nova série da HBO Max deve equivaler a um por temporada. Pela natureza do formato, com vários episódios, será possível deixar tudo ainda mais próximo da obra original e, seguindo esse raciocínio, haverá muito trabalho a fazer lá pelo quarto ano.

Harry Potter e o Cálice de Fogo é o quarto livro da saga de J.K. Rowling e também o quarto filme, dirigido por Mike Newell. No cinema, mesmo com mais de 2 horas e meia de duração, o longa precisou cortar alguns detalhes importantes do livro, embora tenha mantido a atmosfera mais séria que a história adota a partir desse momento.

Alguns desses detalhes que a série precisará corrigir são os seguintes:

Rita Skeeter

Uma diferença menor que deve ser resolvida na série é a participação de Rita Skeeter nos eventos da saga. A jornalista sensacionalista é responsável por criar manchetes a respeito de Harry Potter e de tudo o que está acontecendo no Torneio Tribruxo de forma um tanto desonesta. Isso acontece também no filme, mas na obra original, Rita causa muito mais problemas a Harry, que tem sua imagem bastante danificada pelos artigos dela.

Elfos domésticos

É em O Cálice de Fogo que Hermione Granger cria a associação conhecida como FALEFundo de Apoio à Liberação dos Elfos. A jovem começa a observar que o tratamento dado aos elfos domésticos é desumano, com os seres mágicos sofrendo torturas e maus tratos em troca de serviço em tempo integral. Tudo o que envolve a FALE foi cortado do filme, provavelmente por falta de tempo, mas é um acontecimento bastante relevante e que terá desdobramentos futuros.

Ludo Bagman e a Copa do Mundo de Quadribol

As duas maiores correções que a série de Harry Potter terá que fazer incluem o acontecimento da Copa do Mundo de Quadribol e a presença de Ludovico “Ludo” Bagman. Ludo é um ex-jogador de quadribol e funcionário do Ministério da Magia, como Chefe do Departamento de Jogos e Esportes Mágicos. Além disso, ele também é um dos maiores vigaristas de toda a saga: costuma pagar seus credores com ouro de Leprechaun – que desaparece – e é viciado em apostas.

Ludo faz uma aposta com os Gêmeos Weasley no Torneio Tribruxo, tenta manipular a competição a favor de Harry e consegue enganar os irmãos Fred e George, o que é bastante raro. Bagman é um dos personagens mais importantes de O Cálice de Fogo e muita gente não entende como ele não apareceu no filme.

O ex-atleta tem ligação direta também com a Copa do Mundo de Quadribol, marcada principalmente pelo jogo entre as seleções da Bulgária e da Irlanda. Victor Krum, o estudante de Durmstrang e par de Hermione no Baile de Inverno, era atleta do time búlgaro e chegou a pegar o Pomo de Ouro, mas sua equipe perdeu para os irlandeses mesmos assim.

Dumbledore mais tranquilo

E por último, mais uma curiosidade do que fato importante, mas que deve ser melhor acertado na produção do HBO Max. No livro de Rowling, há uma cena importante que descreve Albus Dumbledore perguntando calmamente a Harry se o menino havia colocado seu nome no Cálice de Fogo.

Acontece que na adaptação, o diretor de Hogwarts, vivido por Michael Gambon, chacoalha Daniel Radcliffe pelos ombros enquanto questiona, furioso, se o garoto colocou ou pediu para alguém colocar seu nome no Cálice. A cena ficou famosa pela diferença absurda na abordagem de Dumbledore e se tornou um meme clássico.

A série de Harry Potter da HBO Max já está sendo gravada. A primeira temporada – que deve adaptar A Pedra Filosofal – estará disponível apenas em 2027.

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA