Uma das principais inimigas de Thor nos quadrinhos da Marvel é Hela, personagem inspirada na deusa de mesmo nome da mitologia nórdica. Ela foi criada por Stan Lee e Jack Kirby e fez sua estreia na chamada Era de Prata dos quadrinhos – mais precisamente em 1964 – e já deu muito trabalho para o Deus do Trovão.
A personagem ganhou relevância nos últimos tempos após fazer sua introdução no Universo Cinematográfico Marvel (UCM) em Thor: Ragnarok, ocasião em que foi interpretada pela atriz Cate Blanchett e também foi uma pedra no sapato de Thor.
Caso queira conhecer mais detalhes a respeito de Hela, confira abaixo um pequeno guia com um resumo de sua história e seus poderes.
Breve história de Hela
Hela nasceu no reino de Jotunheim e é filha de Loki (no fundo, se trata de uma encarnação diferente do Deus da Trapaça, que morreu em um antigo Ragnarok) e da gigante Angrboda. Após se tornar adulta, Odin a escolheu para ser a deusa da morte e deu a ela o controle dos reinos de Hel e Niflheim.
No entanto, Hela tinha o costume de tentar expandir seus poderes para Asgard (mais precisamente em Valhalla, local de descanso de herói e pessoas honradas), o que já fez ela entrar em conflito com Odin e Thor inúmeras vezes.
[irp posts=”91757″ name=”Cate Blanchett guardou item importante do set de Thor: Ragnarok”]
Entre os principais planos arquitetados por Hela, podemos citar:
- A vilã já roubou uma porção da alma de Odin, o que resultou na criação da entidade conhecida como Infinidade;
- Batalhou contra o deus Plutão o direito de conseguir a alma de Odin, que havia acabado de morrer. Para não ter seu plano estragado pelo rival, ela ressuscitou Odin;
- Se juntou a Loki para iniciar o Ragnarok em Asgard e a Malekith para sequestrar as almas dos humanos que viviam na Terra;
- Lançou uma maldição sob Thor que o impedia de se curar de ferimentos e o deixou imortal, mas logo desfez o feitiço;
- Aproveitou um período de longo sono de Odin para corromper as Valquírias e transformá-las em suas ajudantes;
- Na famosa história O Cerco, Hela perdeu o controle do reino de Hel e não tinha como levar os mortos do acontecimento ao local, o que fez eles vagarem por Midgard para sempre. No fundo, ela foi manipulada por Loki durante boa parte da história;
Para os cinemas, as origens de Hela foram modificadas. Em Thor: Ragnarok, vimos que ela se tornou filha de Odin e o ajudou a conquistar os Nove Reinos. No entanto, o Rei de Asgard notou como a filha se tornou ambiciosa e impiedosa e a deixou presa após ser derrotada pelas Valquírias.
Hela só conseguiu se libertar após a morte de Odin e ao ser atacada por Thor, destruiu o Mjolnir, já que ela era a antiga portadora do martelo. A vilã foi até Asgard, o que a deixou ainda mais poderosa, e tomou conta do reino. Ela só foi derrotada pelo vilão Surtur, que após supostamente matá-la, destruiu o local, o que causou o Ragnarok.
Poderes e habilidades de Hela
Hela possui a convencional força sobre-humana e habilidades dos asgardianos, bem como alguns poderes por ser a deusa da morte. Entre eles, podemos citar:
- Força, velocidade, resistência e durabilidade sobre-humanos;
- Imortalidade: diferente dos demais deuses asgardianos, Hela é imortal e não envelhece justamente por ser a deusa da morte. Ela ainda pode fazer outras pessoas envelhecerem e fazer outros se tornarem imortais;
- Fator cura;
- Manipulação de mágica: Hela é capaz de criar projeções astrais e controlar a vida e a morte com sua magia.
[irp posts=”91686″ name=”Thor: Love and Thunder não terá versão gorda do herói, diz Taika Waititi”]
Hela também é conhecida por ser uma ótima combatente corpo a corpo e uma ótima espadachim (sua espada é conhecida pelo nome de Nightsword), apesar de usar essas habilidades raramente. Ela também é conhecida por ser capaz de falar todas as línguas dos Nove Reinos e outros idiomas alienígenas.
Fraqueza: com suas roupas características, o corpo de Hela é saudável e ela pode usar todos os seus poderes. No entanto, caso as remova, ela volta para sua forma normal: o lado direito do seu corpo continua saudável, mas o esquerdo se torna morto e degradado. Neste estado, ela sequer consegue se manter em pé e tem dificuldades até mesmo para rastejar.








Seja o primeiro a comentar