Sob direção de Neil Marshall, o reboot de Hellboy, atualmente em exibição nos cinemas, prometeu e cumpriu muita ação e sanguinolência. O filme conta com maldição, violência explícita e muitas tripas. Enquanto isso, o personagem-título interpretado por David Harbour (o xerife de Stranger Things), com a ajuda do Departamento de Pesquisa e Defesa Paranormal, tenta impedir os planos de Nimue, a Rainha do Sangue (Milla Jovovich).
A ideia da vilã é trazer, literalmente, o Inferno para a Terra. Tudo isso muitos séculos após ela ter sido fatiada e aprisionada pelo Rei Arthur (sim, ele mesmo!).
Atenção! O texto contém informações relevantes sobre o enredo de Hellboy (o famoso spoiler)
Resumindo a coisa toda
A grande treta é que o Hellboy é a chave para o início do Apocalipse. A bruxa é ressuscitada e arma uma emboscada para o herói, na tumba do Rei Arthur na cidade de Londres, na Inglaterra. Ela precisava que ele pegasse a espada Excalibur, permitindo que os portões do Inferno fossem abertos para uma legião de monstros e demônios invadirem nosso mundo.
Enquanto Hellboy investiga onde Nimue pretende fazer o ritual, ele acaba em uma caverna mística com ninguém mais, ninguém menos que Merlin. O mago explica os motivos de o herói ser tão importante: ele é filho de um demônio com a última descendente do Rei Arthur. Dessa forma, ele é o herdeiro legítimo do trono da Inglaterra e também da lendária espada Excalibur. A arma, inclusive, é a única que é capaz de ferir Nimue.
Quando Nimue oferece a Excalibur para Hellboy como uma prova de amor e sugere que eles governem a Terra juntos, ele quase cai nesse papo. Então, Alice (Sasha Lane) invoca o fantasma do pai adotivo do herói, Professor Broom (Ian McShane). O momento o faz se lembrar de que também é humano, abraçando seus dois lados e cortando a cabeça da bruxa.
Com o exército de demônios sendo arrastado de volta para o Inferno, ele lança a cabeça da vilã no buraco. No final, Alice comenta que, agora Hellboy é uma espécie de “rei da Inglaterra”. Ben (Daniel Dae Kim) vai além e lembra que ele é muito mais do que isso: ele também é a única pessoa capaz de governar todo o planeta. Como nem tudo é boa notícia, também se abriu uma boa chance de que os inimigos do Rei Arthur dos tempos atuais possam se interessar em acabar com a raça do herói.
O que tudo isso significa?
Temos três informações importantes aqui. A primeira é que eles planejam uma sequência, o que não é exatamente uma novidade. Já se falou aí que o Hellboy tem vários quadrinhos derivados e que havia a possibilidade de fazer um universo cinematográfico nessa pegada, mas o final deixa claro que eles estão apostando mesmo nessa franquia e tiveram até coragem de já deixar isso claro no final do primeiro filme.
O segundo ponto é que Nimue não deve voltar por enquanto. Se ela foi esquartejada e conseguiu voltar séculos depois, agora o Hellboy tacou a cabeça dela no Inferno e trancou os portões. Então, os próximos filmes devem apostar em vilões diferentes pelo menos por enquanto. Se ela voltar, deve ser num Hellboy 3 ou 4.
A terceira informação é que existem mais inimigos em potencial pelo mundo! O Rei Arthur tem inimigos nos tempos presentes e eles não devem estar nada felizes que um herdeiro dele está com a Excalibur nas mãos. Isso, por si só, já é uma pista do que pode aparecer numa sequência.
Só isso?
Acontece que o filme não acaba por aí! A boa notícia é que Nimue foi derrotada, a má é que ela conseguiu matar quase toda a elite do B.P.R.D em Londres, inclusive o Professor Broom. Com isso, a organização precisa ser reconstruída quase que do zero – e com urgência!
A cena final mostra Hellboy, Alice e Ben formando um trio e atacando a Sociedade Oannes, um antigo culto aquático que cultua monstros das profundezas do oceano. Depois que acabam com todos os cultistas, eles encontram um tanque de água chamado ‘Ichthyo Sapien’. Enquanto eles ainda estavam se questionando o que era aquilo, uma mão azul dentro do tanque toca o vidro, revelando que eles encontraram o Abe Sapien.
Nos quadrinhos, Abe foi descoberto pelo B.P.R.D. e Hellboy os impediu de fazer experimentos na criatura. Eles acabaram se tornando grandes amigos, como foi visto em ambos os filmes de Guillermo del Toro, quando Abe foi interpretado por Doug Jones. O rosto do personagem não aparece, mas fica claro que ele será parte de uma sequência.
Considerando que o caçador de nazistas Lobster Johnson está vivo, já são cinco personagens para o time de Hellboy. Pode ser que ele se torne o líder que o Professor Broom sonhava que ele fosse e até que ele faça que o B.P.R.D. se torne maior do que sempre foi.
A cena final diz duas coisas muito importantes. Primeiro, que agora Hellboy lidera uma equipe. E não é qualquer equipe! É uma tropa de elite que já salvou o mundo. Talvez uma sequência até dê mais foco ao trabalho em equipe e na relação entre eles. De qualquer forma, ele não é mais o anti-herói relutante, agora ele assumiu suas responsabilidades e está liderando os outros heróis.
A segunda informação é que eles, com certeza, deverão trazer ainda mais personagens pra essa mistura! Os quadrinhos do Hellboy contam com diversos outros heróis. Já tiveram algumas séries de revistas derivadas desses personagens. É bem provável que a gente tenha um Hellboy 2 e, se a bilheteria for boa, que tenha mais outros filmes não apenas do herói, mas também do Abe Sapien e do Lobster Johnson.
Outros podem aparecer também, como o Screw-On Head, que é um robô. Ou uma outra equipe do B.P.R.D., como já aconteceu de ter uma composta pela Liz Sherman, que tem poder de fogo e apareceu nos dois filmes Hellboy do Ron Perlman. Inclusive, a Kate Corrigan, uma humana normal expert em ocultismo e o Johann Kraus, que era humano, mas se transformou numa entidade de ectoplasma com poderes psíquicos. Enfim, tem diversos personagens para eles usarem e parece que um dos focos vai ser explorá-los mais ainda da próxima vez.
Seja o primeiro a comentar