Um dos infames e problemáticos hipopótamos de Pablo Escobar foi atropelado na noite de terça-feira (11), não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O acidente aconteceu na estrada que liga Medellín e Bogotá, na Colômbia.
- “Alexa, tocar minha música favorita!” Conheça a 4ª geração do aparelhinho que é sucesso em vendas no mundo todo. Clique aqui para conferir.
Segundo imagens, o animal que pertenceu ao narcotraficante transitava pela via que fica perto da antiga fazenda – a famosa Hacienda Nápoles.
A colisão frontal com o hipopótamo (cujo macho adulto da espécie pode chegar a 1800 kg) deixou o veículo totalmente destruído após o acidente.
A comandante do corpo de Bombeiros, María Magdaleña Perez, confirmou ao portal El Periódico que o motorista saiu ileso e sem ferimentos, apesar do susto.
Os hipopótamos são animais ferozes, sociáveis apenas entre si, pouco afeitos ao contato com seres humanos e apesar do tamanho, são muito ágeis, tanto na água como na terra.
Na África, anualmente, eles matam mais do que grandes felinos como leões e leopardos, sendo considerados de extrema periculosidade para qualquer pessoa.
Interpretado pelo brasileiro Wagner Moura, Pablo Escobar teve sua história contada na série Narcos (2015), um dos maiores sucessos da Netflix.
Veja um vídeo registrado após o acidente:
Um dos hipopótamos do narcotraficante Pablo Escobar morreu após ser atropelado na Colômbia nessa terça-feira (11).
(Reprodução/Redes sociais) pic.twitter.com/SLynbLogH5
— BHAZ (@portal_bhaz) April 12, 2023
Os hipopótamos de Pablo Escobar
Pablo Escobar foi um dos maiores traficantes do mundo e deixou marcas que perduram até hoje na Colômbia, como seus hipopótamos.
Pode parecer um absurdo, mas o chefão do tráfico tinha um pequeno zoológico particular e os animais trazidos por ele na década de 1980 causam enorme problema até hoje, fazendo com que o governo colombiano tenha que dar conta.
Em sua Hacienda Nápoles, Escobar mantinha várias espécies de animais silvestres, de várias partes do mundo, incluindo os que foram apelidados como “hipopótamos da cocaína”.
Inicialmente, eles eram um casal, mas foram se reproduzindo e viraram uma praga perigosíssima nas terras próximas a antiga fazenda do traficante. Hoje, são mais de 100 hipopótamos na Colômbia.
Quando Escobar foi morto, em 1993, quase todos os animais foram levados a zoológicos, mas por dificuldades com o transporte, os hipopótamos foram deixados lá.
Sem predadores naturais e encontrando um ambiente favorável, através do rio Magdalena, o casal que Escobar trouxe deu origem ao maior rebanho de hipopótamos fora da África, continente onde são comuns.
Eles têm espantado e predado a fauna natural da Colômbia, com relatos na região incluindo ataques a pessoas.
Como resolver o problema dos hipopótamos?
Como forma de tentar diminuir o problema que o traficante colombiano deixou para o país, o governo começou um processo de esterilização com produtos químicos.
A ideia é que os hipopótamos pelo menos parem de se reproduzir, aumentando assim a quantidade de problemas, embora permaneçam vivendo na região da Hacienda Nápoles, a 250 km de Bogotá.
Diversos deles já foram esterilizados com sucesso. A Hacienda está desativada e se tornou uma espécie de ponto turístico macabro – e os animais representam um perigo até mesmo para os visitantes do local.
Mais recentemente, o país da cantora Shakira, iniciou um novo plano para se livrar do problema ambiental: as autoridades colombianas estão planejando enviar 72 hipopótamos para a Índia, México e Equador, países que se mostraram dispostos a receber os animais.
- “Alexa, tocar minha música favorita!” Conheça a 4ª geração do aparelhinho que é sucesso em vendas no mundo todo. Clique aqui para conferir.
Seja o primeiro a comentar