Nos últimos tempos, Hollywood tem sido tomada pela discussão sobre os chamados nepo babies, que são nada menos que filhos de pessoas influentes que conquistam papéis de destaque na indústria do entretenimento.
Nepotismo, a prática de favorecer parentes em detrimento de outros, é um problema em várias áreas, mas se torna ainda mais evidente em setores dominados por celebridades.
Nepo babies são atores ou atrizes que, devido às conexões familiares, conseguem oportunidades privilegiadas no cinema e na televisão.
Exemplos incluem Jack Quaid, Jamie Lee Curtis, John David Washington, Sosie Bacon, Zoe Kravitz e Maya Hawke, todos filhos de atores renomados que brilharam em grandes produções de 2022.
Wyatt Russell, de Falcão e o Soldado Invernal, é outro exemplo: ele é filho do ator Kurt Russell, que por sua vez é filho do influente Bing Russell. Muitos atores estão apenas alguns graus de separação de outras pessoas ricas e poderosas.
Por que os nepo babies estão em alta?
Embora o nepotismo não seja novidade em Hollywood, a questão ganhou mais visibilidade recentemente. Isso se deve, em parte, ao fato de muitas das grandes produções recentes terem sido estreladas por filhos de celebridades.
Top Gun: Maverick contou com Lewis Pullman, Jurassic World com Bryce Dallas Howard, Stranger Things com Maya Hawke e Emily in Paris com Lily Collins.
O debate explodiu após um artigo da revista Vulture em dezembro de 2022, que analisou o fenômeno de maneira abrangente.
“Enquanto os ‘nepo babies’ sempre estiveram presentes em Hollywood, parece que agora, mais do que nunca, muitos dos novos atores proeminentes são filhos de estrelas do cinema e da TV”, destacou o artigo, apontando para problemas de hegemonia e diversidade na indústria.
A questão sobre a justiça das acusações de nepotismo é complexa. Jack Quaid é filho de Dennis Quaid, mas suas performances em produções como The Boys são altamente elogiadas, mostrando que ele merece os papéis que consegue.
Por outro lado, Jaden Smith provavelmente não teria a mesma plataforma se não fosse filho de Will Smith. Suas atuações têm sido alvo de muitas críticas.
A maioria dos nepo babies cresce em um ambiente imerso no mundo do entretenimento, o que naturalmente facilita suas carreiras. Muitos já tinham seus caminhos traçados desde cedo.
“Culpar os ‘nepo babies’ não é a solução”, afirmam especialistas, argumentando que a responsabilidade recai sobre os pais e as elites poderosas de Hollywood que não dão oportunidades para novos talentos.
FONTE: Vulture
Seja o primeiro a comentar