Lendas do cinema e colegas de longa data se despediram de Robert Redford, ator, diretor e fundador do Festival de Sundance, que morreu no dia 16 de setembro, aos 89 anos.
Jane Fonda, que contracenou com ele em cinco produções, declarou em nota:
Não consigo parar de chorar. Ele significava muito para mim e foi uma pessoa linda em todos os sentidos. Representava uma América pela qual ainda precisamos lutar.
Barbra Streisand também relembrou com emoção os bastidores de Nosso Amor de Ontem:
Bob era carismático, inteligente e um dos maiores atores de todos os tempos. Tivemos uma conexão única e sou grata por ter trabalhado com ele.
Martin Scorsese exaltou tanto o talento como ator quanto a sensibilidade de Redford como diretor, destacando O Candidato, O Grande Gatsby e Nada é para Sempre:
Bob foi um artista único, na frente e atrás das câmeras. Deixou algo insubstituível com o Sundance.
O Instituto Sundance divulgou comunicado lamentando a perda de seu fundador, lembrando o impacto transformador do festival no cinema independente.

Morgan Freeman postou uma cena de ‘Brubaker’ (Reprodução)
Morgan Freeman, que dividiu a tela com Redford em Brubaker e Um Lugar para Recomeçar, descreveu-o como um amigo verdadeiro:
Trabalhar com ele foi um sonho realizado. Descanse em paz, meu amigo.
Diretores e atores como Robert Rodriguez, Tom Rothman, Marlee Matlin e Colman Domingo também destacaram a importância de seu legado. Rodriguez lembrou que sua carreira começou quando El Mariachi foi selecionado para Sundance:
Seu espírito independente mudou minha vida para sempre.
Robert Redford, um dos maiores ícones da história do cinema, deixa uma herança que continuará a inspirar futuras gerações.
Seja o primeiro a comentar