O Homem-Aranha, personagem icônico da Marvel, é inquestionavelmente o super-herói mais renomado da editora.
Com uma rica história nas páginas dos quadrinhos, o personagem conta com 12 adaptações para o cinema em live-action, várias séries de TV, incluindo uma versão Noir programada para o futuro, e muito mais.
No entanto, o que poucos sabem é que, muito antes de Peter Parker balançar pelas ruas de Nova York nos quadrinhos, a DC Comics já tinha um personagem chamado Homem-Aranha em suas fileiras.
Em um curioso capítulo da história dos super-heróis, duas décadas antes de Stan Lee e Steve Ditko criarem o Homem-Aranha da Marvel, a DC Comics introduziu seu próprio Homem-Aranha, em 1941, um personagem consideravelmente menos conhecido, em comparação com o seu homônimo da Marvel.
Surpreendentemente, esses dois heróis compartilhavam notáveis semelhanças em termos de habilidades e truques, o que só torna mais fascinante a rivalidade entre as duas maiores editoras de quadrinhos do mundo.
O primeiro Homem-Aranha
O super-herói da Era de Ouro conhecido como Tarântula, uma criação do lendário escritor de quadrinhos Mort Weisinger e do artista Harold Wilsom Sharp, fez sua estreia nas páginas de Star Spangled Comics #1.
Este personagem, notável por suas habilidades aracnídeas, ganhou fama quando, após sua revelação ao público, transmissões de rádio e artigos de jornal o apelidaram de “Homem-Aranha“.
Semelhante em muitos aspectos ao icônico Homem-Aranha da Marvel, o Tarântula tinha a habilidade de escalar paredes, usava um dispositivo de tiro de teia e exibia uma notável agilidade.
Curiosamente, assim como o Homem-Aranha, o traje do Tarântula era distinguido por cores contrastantes, sendo roxo e amarelo o par de cores escolhido para seu uniforme.
Embora o herói da DC nunca tenha alcançado a mesma notoriedade que o Homem-Aranha, ele se tornou um membro destacado do Esquadrão All-Star da Era de Ouro, contribuindo para a proteção de seu país durante os anos tumultuosos da Segunda Guerra Mundial.
Em um acontecimento trágico em 2004, o Tarântula original encontrou seu fim nas mãos do supervilão Blockbuster, sendo sucedido por uma nova Tarântula, conhecida como Catalina Flores, uma ex-agente do FBI.
Apesar desse fato curioso, é a versão da Marvel que ficou mais conhecida no mundo todo como “Homem-Aranha”, a ponto de vencer os limites dos quadrinhos e ganhar fama nos cinemas e com muitos outros produtos.
Entre os heróis favoritos de pessoas de todas as idades, o Homem-Aranha virou um ícone pop e faz parte da decoração em casas e escritórios de inúmeros fãs, sendo que alguns itens de colecionador podem ser encontrados até mesmo em um leilão de móveis e decoração, tamanho o sucesso do super-herói.
Seja o primeiro a comentar