Homem-Aranha: 10 diferenças do primeiro filme em relação aos quadrinhos

Augusto Ikeda

Homem-Aranha: 10 diferenças do primeiro filme em relação aos quadrinhos

Não parece, mas o primeiro filme do Homem-Aranha, da querida trilogia dirigida pelo diretor Sam Raimi e estrelada por Toby Maguire, alcançou a maioridade: completou 18 anos desde o seu lançamento nos cinemas no mês de maio. O longa foi um grande sucesso e é um dos que contribuiu para a atual popularidade dos filmes estrelados por super-heróis dos quadrinhos.

Claro, o filme se baseou bastante em seu material de origem, mas assim como acontece com os longas mais atuais, também possui pequenas diferenças em relação aos quadrinhos do herói.

Assim, confira abaixo as 10 principais diferenças do primeiro filme do Homem-Aranha em relação às HQs da Marvel. As informações abaixo são do site CBR.

10) Sem Gwen Stacy

Quem conhece bem os quadrinhos do Homem-Aranha sabe que o primeiro grande amor do herói foi a personagem Gwen Stacy, e não Mary Jane Watson.

No entanto, o primeiro filme optou por já fazer o herói se apaixonar por Mary Jane e nada de Gwen Stacy aparecer. A personagem só deu as caras no filme final da trilogia, Homem-Aranha 3, em que não teve nada muito sério com Peter Parker.

9) Mary Jane era a paixão de Peter desde a infância

Ainda falando a respeito de Mary, o CBR lembra que Mary Jane e Peter se conheceram ainda nos primórdios do personagem nos quadrinhos da Marvel, só que demorou um pouco para eles começarem a namorar.

Já para o primeiro filme, Sam Raimi achou melhor se basear no Homem-Aranha do Universo Ultimate da Marvel nos quadrinhos: ele e Mary Jane sempre foram vizinhos e Peter gostava dela desde que era garoto.

[irp posts=”94224″ name=”J. Jonah Jameson: a história do famoso desafeto do Homem-Aranha”]

8) O Duende Verde arremessou Mary Jane da ponte

Gwen Stacy pode ter ficado fora do filme, mas não o Duende Verde, que é, para muitos, o maior e mais conhecido inimigo do Homem-Aranha nos quadrinhos. Seu crime mais famoso foi quando ele matou Gwen Stacy ao jogá-la da Ponte George Washington.

O ato final do filme reproduz fielmente esse momento importante dos quadrinhos. As únicas diferenças são: Mary Jane é jogada da ponte no lugar de Gwen Stacy, o herói consegue salvar sua amada e o Duende Verde não é morto.

7) Harry Osborn sempre foi amigo de Peter Parker

Outro personagem importante da trilogia de Sam Raimi é Harry Osborn. O filho de Norman conheceu Peter Parker nos quadrinhos no primeiro dia de ambos na universidade e sempre tiveram uma relação complicada, composta por um vai e vem entre amizade e inimizade.

Já no primeiro filme da trilogia, o diretor se inspirou novamente no Universo Ultimate dos quadrinhos e apresentou Harry Osborn como amigo de Peter Parker desde o ensino médio.

6) Mendel Stromm não é um vilão

O personagem Mendel Stromm se tornou vilão do Homem-Aranha ainda no início de sua vida nos quadrinhos da Marvel. Conforme lembrado pelo CBR, ele era um antigo parceiro de negócio de Norman Osborn e o responsável por criar a fórmula que o fez se transformar no Duende verde. Ele se tornou um vilão após ser desprezado pelo famoso antagonista do herói.

Stromm também apareceu no primeiro filme do herói, mas foi bastante modificado. No caso, ele era aquele cientista da Oscorp que foi morto por Norman Osborn assim que se tornou o Duende Verde.

5) Norman Osborn com dupla personalidade

Os fãs de carteirinha dos quadrinhos do Homem-Aranha sabem que por lá, Norman Osborn apenas ficou louco após se transformar no Duende Verde. Nada de ter uma dupla personalidade, como aconteceu no filme.

Sam Raimi se inspirou na famosa série animada do Homem-Aranha dos anos 1990, que retratou Norman com múltiplas personalidades. No fundo, essa foi uma mudança interessante, pois isso resultou em cenas marcantes nas quais as duas personalidades do vilão entram em atrito.

4) Flash Thompson imaturo e sem relevância

Outro personagem conhecido das histórias do Homem-Aranha é Flash Thompson, o valentão que sempre praticou bullying e pegava no pé de Peter Parker, enquanto que gostava, ironicamente, de enaltecer o Homem-Aranha.

Nos quadrinhos, Flash sempre foi uma figura presente, amadureceu e até se tornou amigo de Peter com o passar do tempo. Só que nada disso aconteceu no filme. O personagem, inclusive, nunca mais apareceu na trilogia após o primeiro ato do longa.

3) Teias orgânicas

Uma das mudanças mais famosas promovidas por Sam Raimi tem relação com as teias disparadas pelo Homem-Aranha. Na maior parte da história do herói nos quadrinhos, ele teve criar e desenvolver o aparelho que disparava suas teias.

Já no primeiro filme, elas eram orgânicas e desenvolvidas nos próprios pulsos de Peter. O diretor fez essa mudança pelo simples fato de o protagonista ser o famoso adolescente sem dinheiro para criar esse aparelho, por mais que tivesse um intelecto genial.

[irp posts=”93671″ name=”Homem-Aranha no Aranhaverso: fã encontra easter egg envolvendo Duende Verde”]

2) A morte do Tio Ben

A morte do Tio Ben foi o acontecimento que fez Peter Parker se transformar em um herói pra valer. Justamente por esse ter sido o primeiro filme do personagem nos cinemas, ela foi retratada, mas também foi modificada para o longa.

Nos quadrinhos, o Tio Ben morreu em casa, após a invasão de um ladrão. Já no filme, ele foi morto perto de seu carro, enquanto esperava Peter perto de uma biblioteca.

1) Peter não parou o assassino do seu tio por outra razão

Tanto nos quadrinhos quanto no filme, o Homem-Aranha teve a chance de parar o assassino de seu tio, mas não fez isso. No entanto, a grande diferença foi o motivo.

Enquanto que no filme, Peter deixou o assassino fugir após não ser pago por conta da luta livre que participou, nos quadrinhos, ele não fez nada por escolha própria. O personagem ainda disse para um policial que esse não era o trabalho dele.

Conforme lembrado pelo CBR, essa é mudança compreensível. Ter mantido o que aconteceu nos quadrinhos seria algo péssimo para a imagem do Homem-Aranha e o público teria dificuldade de simpatizar com ele no decorrer do filme.

Ei nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Homem-Aranha
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA