Homem-Aranha: as diferenças entre as versões de Tobey Maguire e Tom Holland

Augusto Ikeda

Homem-Aranha: as diferenças entre as versões de Tobey Maguire e Tom Holland

No universo dos cinemas, o Homem-Aranha já foi interpretado por três atores diferentes: Tobey Maguire, Andrew Garfield e Tom Holland. E nesta semana, o atual intérprete do herói chamou a atenção ao afirmar que acredita que sua versão é mais interessante que a de Maguire, o primeiro a dar vida ao herói nas telonas, por ser mais ingênua.

Já que Holland decidiu fazer essa comparação, vamos citar abaixo as principais diferenças de sua versão com relação a de Tobey Maguire. Não iremos declarar qual delas é a melhor e ficará a seu critério escolher quem vence.

Tobey Maguire x Tom Holland: as diferenças

O Homem-Aranha de Tobey Maguire

De fato, Tom Holland estava certo: talvez a grande diferença de sua versão com a de Tobey Maguire seja a questão da ingenuidade, algo que seu antecessor nos cinemas não tinha.

O Homem-Aranha de Tobey Maguire, vale lembrar, viu a morte do Tio Ben de perto e aprendeu isso da pior forma: teve a chance de parar o algoz do seu tio, mas não fez isso por imaturidade. Ainda mais após ter escutado dele, algumas horas antes, a célebre frase “com grande poderes, vem grandes responsabilidades.”

Desta forma, sem seu mentor e “pai” ao seu lado, o Homem-Aranha de Maguire teve de aprender a amadurecer sozinho e muito rápido. Essa mudança já ficou bem aparente pouco tempo depois, quando decidiu usar os poderes que ganhou para ajudar as outras pessoas e combater o crime. 

Outro ponto que reforça esse rápido amadurecimento do herói foi o fato de ter rejeitado sua amada Mary Jane, que se declarou para ele nos momentos finais de seu primeiro filme, com medo de que algo pudesse acontecer com ela, já que ele era o Homem-Aranha.

Nos demais filmes da trilogia de Sam Raimi, vimos a versão de Tobey Maguire passar pelos famosos perrengues da vida: ele fazia faculdade, tinha de trabalhar para pagar o aluguel do apartamento em que morava e ainda precisava arrumar um tempo para enfrentar o crime em Nova York. 

[irp posts=”80350″ name=”Homem-Aranha: versão de Holland é mais interessante que a de Maguire?”]

Esse é outro motivo que fez muita gente simpatizar com ele: apesar de ser um cara com poderes, no fundo, ele era apenas gente como a gente. Foi justamente por esse motivo que Stan Lee e Steve Ditko criaram o herói: fazer o público se identificar com o personagem, um dos motivos de sua grande popularidade.

E em Homem-Aranha 2, ele até mesmo chegou a perder seus poderes momentaneamente por conta do estresse e os problemas que passava.

Além disso, o Homem-Aranha de Tobey Maguire também não contou com ajuda de um bilionário como Tony Stark para desenvolver seu traje e também teve de se virar nesse sentido. No entanto, ele praticamente usou a mesma versão de sempre nos filmes da trilogia, com a exceção da breve ligação com o simbionte do Venom em Homem-Aranha 3.

Com relação a poderes, a versão de Tobey Maguire tem duas diferenças em relação a de Tom Holland: seu sentido aranha já estava presente desde o início, enquanto a de seu segundo sucessor demorou a despertar e ainda ganhou o nome de “arrepio do Peter”; e sua teia era produzida por seu próprio corpo, diferente de Holland, que precisa produzi-la.

Ainda assim, vale lembrar na maior parte de sua história nos quadrinhos, o Homem-Aranha precisou criar sua teia de forma artificial.

Além disso, a versão de Maguire parecia ter melhores noções de combate corpo a corpo em relação a de Holland, que não mostrou ter um grande conhecimento nesse sentido.

O Homem-Aranha de Tom Holland

Como já afirmamos acima (bem como o próprio ator), a principal diferença da versão de Holland para a de Maguire é sua ingenuidade.

Em todas as suas aparições no Universo Cinematográfico Marvel (UCM), vimos que o Homem-Aranha de Tom Holland ainda era um pouco inseguro e imaturo. Em alguns momentos, ele pareceu um pouco perdido e passou a sensação que sem a ajuda que tinha de Tony Stark, não teria muita noção do que fazer. Mas isso era algo até um pouco natural, já que essa versão ainda se trata apenas de um adolescente que está cursando o ensino médio.

Ainda assim, a versão de Holland pareceu ter ciência de que ainda não era um herói devidamente pronto e que ainda precisava amadurecer. Tanto que em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, recusou o primeiro convite feito pelo bilionário para se tornar parte dos Vingadores, ciente de que ainda tinha muito o que aprender antes de assumir essa responsabilidade.

De qualquer forma, isso também ainda não o impediu de dar alguns deslizes. O principal deles foi ter dado os óculos E.D.I.T.H de mão beijada para Mysterio, o que lhe deu uma dor de cabeça daquelas durante Homem-Aranha: Longe de Casa. Sem contar que desligou o telefone na cara de “Nick Fury” por que queria curtir suas férias de verão.

No entanto, esse lado ingênuo do Homem-Aranha de Tom Holland também o deixou um pouco mais divertido e engraçado em comparação com seu antecessor, e o mesmo vale para seus amigos, em especial Ned Leeds. Isso, com certeza, é um reflexo do UCM, que tem a comédia dentro de sua fórmula de sucesso. 

Mais um ponto que vale destacar é que apesar de ser dependente de Tony Stark, o Homem-Aranha de Tom Holland ganhou dele vários trajes diferentes, que caíram no gosto do público. E cada um deles tinha suas peculiaridades que o ajudavam a compensar a falta de experiência com combate corpo a corpo. 

[irp posts=”80334″ name=”Tom Holland quer que seu Homem-Aranha conheça Miles Morales”]

A jovem versão do herói dava indícios de que sim, ele estava começando a amadurecer pra valer. Mas como o acordo entre Sony e Marvel foi quebrado, ficaremos sem ver essa aparente evolução, a não ser que as duas partes voltem a se entender. 

Esse é nosso comparativo entre as versões do Homem-Aranha de Tobey Maguire e de Tom Holland. E para você, qual delas é a melhor?

Ei Nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Homem-Aranha tobey maguire Tom Holland
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA