A Marvel perdeu o interesse no Homem-Aranha nos cinemas? Entenda

Augusto Ikeda

A Marvel perdeu o interesse no Homem-Aranha nos cinemas? Entenda

A Marvel/Disney e a Sony anunciaram há alguns dias que firmaram um novo acordo para manter o Homem-Aranha dentro do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). Sim, os fãs comemoraram bastante a permanência do herói na franquia, mas no fundo, pode existir um problema.

Teriam os termos desse novo acordo mostrado que a Marvel perdeu um pouco o interesse no Homem-Aranha? Entenda mais abaixo.

O acordo antigo e o novo acordo

Antes de discutirmos o motivo de a Marvel parecer não ter mais interesse no Homem-Aranha, vamos te relembrar como era o acordo antigo entre ela e a Sony e como ficou o novo.

No acordo antigo, firmado após o fracasso na série O Espetacular Homem-Aranha, a Sony seria a responsável por bancar e distribuir os filmes estrelados pelo herói, mas se beneficiaria financeiramente disso. Já a Marvel só teria direito a 5% dos lucros com esses longas, mas poderia incluir seu herói mais famoso e popular dentro do seu poderoso universo cinematográfico.

[irp posts=”82464″ name=”Marvel quer Vingadores: Ultimato no Oscar, mas ignora Robert Downey Jr.”]

Desta forma, o herói acabou aparecendo em cinco filmes dentro do UCM: Capitão América: Guerra Civil, Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato e seus dois filmes solo, De Volta ao Lar e Longe de Casa. No entanto, tudo pareceu perdido após o acordo ter sido quebrado.

Quando os fãs já começavam a aceitar que o herói não seria mais parte da franquia, eis que Marvel/Disney e Sony se entenderam e um novo acordo foi firmado. Nele, foi estabelecido o seguinte: o Homem-Aranha poderia aparecer em mais dois filmes do UCM: seu terceiro filme solo e outro título da série.

Além disso, a Marvel/Disney terá direito a uma fatia maior dos lucros (25%), mas em compensação, terá de arcar com um quarto do orçamento do próximo filme. Outras informações também afirmaram que a Sony encontrou uma forma de garantir que o herói, um dia, faça parte do universo cinematográfico que ela está construindo com personagens relacionados ao amigo da vizinhança.

Mas por que a Marvel não parece tão interessada no herói?

Foto: Divulgação

Agora, vamos para a parte que interessa. Sim, é bom que Marvel/Disney e a Sony tenham se acertado. Mas no fundo, não há tanto assim para comemorar e tudo leva a crer que a Marvel Studios não tem lá um grande interesse no herói.

Afirmamos isso por um simples motivo: o acordo só é válido por dois filmes. Parece pouco, se levarmos em conta que o Homem-Aranha já apareceu em cinco dentro do UCM e que a franquia ainda tem muita lenha pra queimar.

Se a Marvel realmente tinha planos de longo prazo para o herói, então ela teria feito um esforço maior para garantir que ele pudesse aparecer em mais filmes. Talvez até fazer com que ele tivesse um quarto longa e garantir que se tornasse membro muito importante dentro dos Vingadores. 

No entanto, por enquanto, esse não parece ser o caso.

Acrescente isso ao fato de que Kevin Feige, presidente da Marvel Studios e produtor de todos os filmes do UCM, já chegou a afirmar que a história do herói dentro da franquia é considerada “satisfatória”, bem como que a informação de que o novo acordo foi firmado para marcar uma espécie de despedida do personagem.

Ouvir essas palavras do chefão, bem como essa informação, também dá a entender que, pelo visto, o ciclo do herói já poderia ser considerado encerrado, mesmo com o que foi revelado na cena pós-créditos de Longe de Casa e que não haviam grandes planos para ele.

Essa possível falta de interesse da Marvel no Homem-Aranha também pode ser justificada com os rumos que a empresa está tomando para o UCM. Note que a Fase 4 será dividida entre filmes e séries, muitas delas com personagens até então inéditos.

Esse parece ser o foco da Marvel e Disney a partir de agora. Isso também se justifica se levarmos em conta que não há produções previstas para personagens como o Homem-Formiga e o Hulk, por exemplo. Quem sabe, o mesmo também pode ter acontecido com o Homem-Aranha.

A Sony também pode ter feito jogo duro

Apesar do que foi abordado acima, não podemos, de fato, afirmar que a Marvel perdeu o interesse no herói. Quem sabe, só foram anunciados dois filmes por conta da Sony.

Existem algumas provas de que a empresa também pode ter feito jogo duro para negociar a volta do herói ao UCM. Por exemplo, um executivo chegou a dizer que as portas estavam fechadas para um retorno e o grande chefe da Sony, Tom Rothman, é conhecido justamente por ser um negociador pouco maleável.

Como já falamos várias vezes, a quebra do acordo anterior era um indício de que a Sony poderia mesmo querer incluir o personagem no universo cinematográfico que está desenvolvendo. 

[irp posts=”82407″ name=”Homem-Aranha: Tom Holland foi crucial na negociação da Marvel e Sony; veja como”]

Assim, não é um absurdo imaginar a seguinte situação: a Sony firmou o novo acordo para ganhar mais alguns trocados com o Homem-Aranha no UCM (afinal, é ela quem se beneficia financeiramente dele) e mais tarde, fazer a migração do amigo da vizinhança para seu universo.

Outra possibilidade é que ela também pode ter firmado o acordo para evitar a ira dos fãs, que queriam, ao menos, ver a história do personagem ser concluída no UCM, além de recuperar suas ações. Afinal, no dia seguinte do anúncio da quebra do acordo original, ela sofreu uma grande perda nas bolsas de valores.

Resumindo: pode ser que a Sony tenha feito um jogo duro com a Marvel na hora de negociar, o que também pode explicar o fato desse novo acordo valer apenas para dois filmes.

Claro, essas são apenas especulações que levantamos. De qualquer forma, seu lado bom é que, ao menos, o Homem-Aranha poderá concluir sua história dentro do UCM antes de retornar para a Sony. E quem sabe, as duas partes não voltam a se entender e mais um novo acordo pode ser firmado no futuro, não é mesmo?

Ei Nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Homem-Aranha Marvel Sony
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA