O perigo dos óculos de Tony Stark em Homem-Aranha: Longe de Casa

Augusto Ikeda

O perigo dos óculos de Tony Stark em Homem-Aranha: Longe de Casa

Tony Stark pode ter morrido durante o final de Vingadores: Ultimato, ao se sacrificar para derrotar Thanos, mas seu legado ainda permanece vivo dentro do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). Um bom exemplo são os óculos especiais que o herói deixou para Peter Parker em Homem-Aranha: Longe de Casa. Só que por mais que pareçam inofensivos, eles também são muito perigosos. Entenda mais abaixo.

ATENÇÃO: spoilers de Homem-Aranha: Longe de Casa abaixo. Leia por sua conta e risco.

Esses óculos que Tony Stark deixou para Peter Parker foram dados por Nick Fury (que na verdade, se tratava do Skrull Talos disfarçado), e contam com um avançado sistema de inteligência artificial nos mesmos moldes de Jarvis e Sexta-Feira, com o nome de EDITH, um acrônimo para “Even Dead, I’m The Hero” (ou “mesmo morto, eu sou o herói”, em tradução literal).

Com a ajuda de EDITH, o Homem-Aranha ganhou acesso a um avançado sistema de armas que estão conectados a um satélite que serve como base para vários drones. A partir de comandos de voz, a inteligência artificial pode enviar esses robôs para atacar seus alvos. Peter Parker chegou a, acidentalmente, enviar um desses drones para atacar o colega Brad Davis, seu rival amoroso que também queria conquistar o coração de MJ, apenas ao mencioná-lo como uma ameaça.

[irp posts=”75684″ name=”Homem-Aranha: Longe de Casa: as revelações das cenas pós-créditos”]

Além disso, Homem-Aranha: Longe de Casa revelou que EDITH também é capaz de identificar qualquer pessoa em suas imediações. Tanto que quando Peter colocou os óculos pela primeira vez, a inteligência artificial logo reconheceu e marcou todos que estavam no ônibus, com a exceção do agente da S.H.I.E.L.D. que dirigia o veículo. A tecnologia também possui acesso a uma sinopse de cada pessoa, acompanhada de sua impressão digital.

E se já não bastasse tudo isso, EDITH também deu a Peter o “poder” de ler a mensagem mais recente que a pessoa mandou pelo celular. E ele ainda usou a inteligência artificial para apagar uma foto comprometedora no celular de Brad, o que significa que ele também pode hackear o aparelho de qualquer pessoa que estiver ao alcance dos óculos.

Por mais que Tony Stark tenha criado EDITH para que Parker a utilize em seu favor, ela acaba lembrando outro sistema avançado de armas que foi abordado anteriormente no UCM: o Projeto Insight, abordado em Capitão América: O Soldado Invernal, que tinha a intenção de eliminar qualquer pessoa considerada uma ameaça para a Hydra e seus ideais.

Os perigos dos óculos de Tony Stark em Homem-Aranha: Longe de Casa

E o Projeto Insight tinha alguns métodos semelhantes aos de EDITH, como identificar alvos e eliminá-los de forma discreta. A diferença é que EDITH usa drones, enquanto que o Projeto Insight usaria os enormes helicarriers da S.H.I.E.L.D., que acabaram destruídos pelo Capitão América.

E outra diferença, que é a mais importante delas, é que EDITH está nas mãos de um cara bonzinho como Peter Parker (que sabe distinguir o que é uma ameaça), enquanto que o Projeto Insight tinha intenções maléficas de eliminar possíveis ameaças para a Hydra. Mas de qualquer forma, as duas tecnologia são ferramentas que se caírem nas mãos erradas, isso pode significar um grande problema. 

E o herói aprendeu isso da pior forma em Homem-Aranha: Longe de Casa, após Mystério usar EDITH para atacar Londres e convencer o planeta de que ele era um herói. 

Sim, Tony Stark criou EDITH com boas intenções e deixou a tecnologia nas mãos de uma das pessoas que ele mais confiava, mas o fato dela ter sido usada por Mystério mostra que, talvez, também fosse melhor apenas ter ficado com a ideia. E basta apenas se lembrar do que Obadiah Stane disse para o bilionário em seu primeiro filme. “Que irônico, Tony! Ao tentar livrar o mundo das armas, você nos deu a melhor delas!”

E ainda não podemos nos esquecer de uma coisa: Mystério ainda usou EDITH para incriminar o Homem-Aranha como responsável pelo ataque dos Elementais e ainda revelou sua identidade real para todo o planeta, mesmo após sua morte. E não podemos nos esquecer da participação de J. Jonah Jameson para complicar ainda mais a vida do herói.

[irp posts=”75598″ name=”Os principais spoilers de Homem-Aranha: Longe de Casa”]

Ou seja, mesmo sem querer, Tony Stark acabou criando a tecnologia que revelou a identidade secreta de Peter Parker para o planeta. E também reforça a ideia de que tudo que foi criado pelo bilionário da franquia, mesmo com boas intenções, pode se voltar e ser usado para fins maléficos.

Com certeza, EDITH é uma tecnologia que deve ajudar bastante, mas Homem-Aranha: Longe de Casa já mostrou os seus perigos e já deixou o herói em maus lençóis. Mas com certeza, ele terá muito cuidado com ela da próxima vez.

Fonte: CBR

Ei Nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Homem-Aranha: Longe de Casa Tony Stark
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA