Para muitos, o Homem-Aranha é o personagem mais popular e conhecido da Marvel. Um bom exemplo disso é que ele já foi retratado em várias outras mídias, com destaque para a televisão.
Desde a criação do herói, nos anos 1960, várias séries animadas estreladas pelo amigo da vizinhança foram lançadas. Algumas fizeram grande sucesso, enquanto que outras, nem tanto assim.
E afinal, quais são as versões que se destacaram? E quantas séries diferentes já foram produzidas ao longo dos anos?
Abaixo, confira um guia com todas as séries animadas estreladas pelo Homem-Aranha.
Homem-Aranha: suas 9 animações para televisão
A série de 1967
Não demorou muito para o Homem-Aranha ganhar sua primeira série animada: ela foi criada em 1967, apenas cinco anos após sua estreia nos quadrinhos.
A série, claro, explorou as aventuras do jovem Peter Parker, que precisava conciliar sua vida de estudante com a de herói. A animação contou com a presença de vários dos personagens que haviam sido introduzidos nos quadrinhos até então e teve o envolvimento de Stan Lee, cocriador do herói.
Foi esta série animada que lançou aquela famosa canção grudenta do herói e também se tornou fonte para vários memes e montagens na internet.
A primeira animação do amigo da vizinhança teve três temporadas e 52 episódios produzidos no total. Ela foi exibida nos Estados Unidos entre setembro de 1967 e junho de 1970.
As duas séries de 1981
Apenas no início dos anos 1980 que o Homem-Aranha voltou a estrelar séries animadas, e duas logo de cara.
A primeira, que levava o próprio nome do herói e estreou em setembro de 1981, teve apenas 26 episódios produzidos e foi exibida nos EUA por apenas seis meses.
Já a outra animação lançada no mesmo ano, Homem-Aranha e seus Amigos, foi um pouco mais bem sucedida.
Como seu nome deixa claro, o amigo da vizinhança não foi seu único protagonista: ele formou uma equipe ao lado do Homem de Gelo e Flama, criada especialmente para a série animada. Juntos, eles enfrentaram os mais diversos vilões da Marvel
Essa série teve três temporadas e 24 capítulos lançados. Foi originalmente exibida entre setembro de 1981 e novembro de 1983.
A querida série de 1994
A quarta série animada do Homem-Aranha pode ser considerada a mais conhecida e popular de todas. Ela tem um lugar especial no coração daqueles fãs que tem seus 30 e poucos anos.
A série de 1994 teve uma premissa diferente: aqui, Peter Parker já era um estudante universitário e fazia bicos como fotógrafo do Clarim Diário. Ele teve enfrentar vilões clássicos e também aqueles que foram apresentados há pouco tempo na época, como era o caso do Venom.
Essa versão da animação também se destacou por ter adaptado, mesmo que apenas partes, muitas histórias famosas dos quadrinhos do Homem-Aranha. Além disso, também contou com a aparição de outros heróis da Marvel, como os X-Men, Quarteto Fantástico, Homem de Ferro, Demolidor, Doutor Estranho e o Capitão América.
Muita gente também não se esquece da abertura, que teve a contribuição do guitarrista Joe Perry, da banda Aerosmith.
No total, série de 1994 do Homem-Aranha teve cinco temporadas e 65 episódios lançados, encerrando sua exibição apenas em 1998.
Ela só foi cancelada por que o produtor executivo Avi Arad se desentendeu com Margaret Loesch, executiva do canal Fox Kids, que exibiu o desenho nos EUA.
Homem-Aranha: Ação Sem Limites
Em 1999, foi produzida a animação Homem-Aranha: Ação Sem Limites, inspirada no famoso Homem-Aranha 2099. Por conta da produção do primeiro filme do herói, foi preciso criar um enredo bem diferente do tradicional e um novo uniforme para Peter Parker.
Nesta animação, o herói precisou lidar com ameaças da chamada Contra-Terra, outra versão do nosso planeta que ficava em outro canto do Sistema Solar, e optou por ficar no local para ajudar seus habitantes.
No entanto, essa série não conseguiu fazer grande sucesso. Acredita-se que a popularidade de Pokémon e Digimon na época foi o principal fator para esse desempenho considerado fraco.
Por conta disso, apenas 13 episódios foram produzidos e seu final teve muitas pontas soltas, já que a ideia original era lançar mais temporadas.
Homem-Aranha: A Série
Para se aproveitar o sucesso do filme, foi lançada, em 2003, Homem-Aranha: A Série. Essa animação foi a primeira do herói – e até agora, a única – feita em CGI e era uma espécie de continuação do longa do ano anterior.
Ela retratou Peter Parker conciliando a vida de herói com a de universitário e seu relacionamento complicado com Mary Jane. O protagonista também teve de lidar com seu amigo Harry Osborn, que continuava culpando o Homem-Aranha pela morte do pai, Norman Osborn.
A série até foi bem recebida pela dublagem (Neil Patrick Harris, o Barney de “How I Met Your Mother”, dublou o herói) e seu tom mais maduro e levemente sombrio. No entanto, a audiência não foi o suficiente para convencer a MTV (sim, foi o canal que exibiu a animação dos EUA) a continuar com sua produção.
Assim como Ação Sem Limites, essa versão teve apenas 13 episódios lançados.
O Espetacular Homem-Aranha
Em 2008, estreou O Espetacular Homem-Aranha. Nesta versão, a ideia era viver os primeiros anos dos quadrinhos do herói, tanto que ela voltou a apresentar Peter Parker como um estudante do ensino médio.
Essa versão foi muito elogiada por ter resgatado aspectos clássicos do amigo da vizinhança, mas com um toque moderno – tanto que seus visuais foram considerados outro ponto positivo. Além disso, encontrou um equilíbrio entre ação, drama e comédia que caiu no gosto do público.
Infelizmente, problemas legais entre a Disney (que havia acabado de comprar a Marvel) e a Sony (que desenvolveu essa série) fizeram O Espetacular Homem-Aranha ter vida curta: apenas duas temporadas, com 26 episódios produzidos.
Ultimate Homem-Aranha
Ultimate Homem-Aranha foi lançada em 2012 e também apresentou uma premissa um pouco diferente: Peter Parker atuava há apenas um ano como herói quando foi recrutado por Nick Fury, o diretor da S.H.I.E.L.D., para treiná-lo de verdade.
No entanto, Peter também teve de se tornar parte de uma equipe com outros quatro jovens heróis da Marvel: Nova, Tigresa Branca, Punho de Ferro e Luke Cage. Como o nome deixa claro, a animação foi inspirada na versão do herói que vivia no famoso Universo Ultimate dos quadrinhos da Marvel.
Essa foi animação mais longeva do personagem: teve 104 episódios lançados, divididos em quatro temporadas. Apesar disso, sua recepção ficou dividida entre fãs e crítica.
Marvel’s Spider Man
Eis a série animada mais recente do herói e que ainda está em exibição. Marvel’s Spider Man foi criada para substituir a anterior.
Sua grande novidade foi a presença de outras versões do Homem-Aranha, que juntas, formaram uma equipe. Entre elas, estavam: Miles Morales, Gwen Stacy, Anya Corazon e o famoso Homem-Aranha Superior.
A animação também contou com participações dos Vingadores e dos Guardiões da Galáxia, além de outros heróis da Marvel.
Apesar de também ter tido uma recepção dividida, Marvel’s Spider Man já teve 57 episódios lançados, divididos em três temporadas. E vem mais por aí, já que a terceira temporada está em andamento.
Essas são todas as nove séries animadas do Homem-Aranha que foram lançadas com o passar dos anos. Uma décima está a caminho: ela se chama Spidey and His Amazing Friends, que estreia em 2021 e deve ser focada para um público infantil.
Considerando sua enorme popularidade em todo o mundo, podemos dizer, com toda a certeza, que a décima está longe de ser a última.
Para ficar por dentro de tudo que acontece com o Homem-Aranha, seja nos quadrinhos, televisão ou filmes, acompanhe o canal do Ei Nerd! no YouTube, que conta com vídeos novos todos os dias.
Seja o primeiro a comentar