Opinião: por que Homem de Ferro 2 não deveria ser tão menosprezado pelos fãs

Augusto Ikeda

Opinião: por que Homem de Ferro 2 não deveria ser tão menosprezado pelos fãs

O terceiro filme do Universo Cinematográfico Marvel (UCM) foi Homem de Ferro 2, que completou 10 anos de seu lançamento, ocorrido em maio de 2010. O longa não é um dos mais queridos entre os fãs da franquia, mas a verdade é que ele não merece ser tão desprezado assim pelo público.

O motivo é que Homem de Ferro 2 foi o responsável por nos introduzir a ideia de um universo cinematográfico e ter nos apresentado personagens que se tornaram figuras importantes dentro do próprio UCM.

Assim, entenda por que o segundo filme solo do Homem de Ferro não merece ter tanto descrédito assim.

Ajudou a desenvolver Tony Stark

Quando nós conhecemos o querido personagem de Robert Downey Jr, ele era o famoso bilionário que estava apenas preocupado com seus negócios, mas sua vida mudou drasticamente após ser sequestrado pelo grupo Dez Anéis. Ele criou seu primeiro traje no cativeiro e o resto é história.

No decorrer de Homem de Ferro 2, Tony Stark começa a imaginar que irá morrer em breve por conta da contaminação do paládio em seu Reator Arc, tanto que até começa a ter um comportamento questionável, como em sua festa de aniversário, em que bebeu tudo que podia e passou vexame ao ser confrontado por seu amigo, James Rhodes.

No final das contas, Tony contou com uma ajudinha de seu pai, Howard, e criou um novo elemento que substituiu o paládio e evitou o pior.

Há não goste tanto assim da história escolhida para o herói na sequência. Só que de qualquer forma, foi um ponto importante para desenvolver o personagem, que se deu conta que era uma pessoa como qualquer outra. Nem mesmo sua fortuna foi o suficiente para resolver o problema, tanto que ele só descobriu a “cura” com uma ajudinha do falecido pai.

Podemos dizer que todos esses acontecimentos também contribuíram para sua evolução como super-herói, que culminou com seu sacrifício em Vingadores: Ultimato e o fez se tornar a grande estrela do UCM.

[irp posts=”93155″ name=”Homem de Ferro: Marvel ignorou aparente problema do herói em seus filmes; entenda”]

Apresentou personagens importantes e algumas pistas

Excluindo suas cenas pós-créditos, os dois primeiros filmes da franquia, o primeiro Homem de Ferro e O Incrível Hulk, andam com as próprias pernas e não nos deram essa ideia de um universo cinematográfico, justamente por terem sido os primeiros.

Foi a partir de Homem de Ferro 2 que a Marvel Studios começou a abrir nossos olhos para essa tendência que, hoje, muitos estúdios tentam reproduzir – e quase ninguém teve o mesmo sucesso. Um ponto importante foi a introdução de personagens importantes para a franquia.

Por exemplo, a Viúva Negra mostrou seu cartão de visitas em Homem de Ferro 2, em que fingiu ser uma assistente de Tony Stark antes de revelar sua verdadeira identidade. Nem é preciso te lembrar que ela se tornou uma figura de destaque dentro da franquia e é uma integrante original dos Vingadores.

Apesar de ter aparecido na cena pós-créditos do filme anterior, foi neste longa que o público conheceu, de fato, a figura de Nick Fury, o grande responsável pela formação dos Vingadores. No final do longa, ele apresentou sua famosa iniciativa para o bilionário, algo que, com certeza, prendeu a atenção do público para o futuro.

Outro personagem que também deu as caras no primeiro longa mas ganhou uma nova “roupagem” foi James Rhodes. O militar e amigo de Tony Stark se tornou o Máquina de Combate justamente em Homem de Ferro 2 e iniciou sua jornada como herói.

Por fim, também não podemos nos esquecer de Phil Coulson. Sim, ele também apareceu no antecessor, mas também foi melhor explorado em Homem de Ferro 2 e como sabemos, foi um personagem de destaque na Fase 1 do UCM e em seguida, fez sua transição para a série Agentes da S.H.I.E.L.D.

Coulson, inclusive, participou da cena que fez menção ao Capitão América, após Tony Stark usar um protótipo do escudo de Steve Rogers para ajudar no processo de criação do novo elemento. Outra pista de que coisas interessantes estavam a caminho.

[irp posts=”92164″ name=”Irmãos Russo dizem o que é preciso para ressuscitar o Homem de Ferro”]

E não se esqueça de sua cena pós-créditos

Como afirmamos no item anterior, as cenas pós-créditos dos dois primeiros filmes até deram pistas do que viria pela frente, mas a verdade é que a primeira cena deste tipo que causou impacto veio em Homem de Ferro 2.

No decorrer do filme, Phil Coulson afirma que esta a caminho no Novo México para investigar a queda de um objeto estranho. A cena pós-créditos mostra a chegada do agente ao local e ele observa um grande martelo preso no chão.

Quem tinha um conhecimento básico do universo Marvel dos quadrinhos já sabia que aquele se tratava do Mjolnir, o martelo do Thor. Foi uma boa maneira de anunciar ao público a chegada do Deus do Trovão na franquia.

Podemos dizer que foi a partir daí que o público passou a prestar mais atenção nas cenas pós-créditos dos filmes da franquia, já que eles davam indícios do que estava por vir nos próximos títulos. Desde então, os fãs sabem que é preciso esperar um pouco mais antes de saírem do cinema.

Isso sem contar que o costume de exibir cenas pós-créditos se tornou um recurso utilizado não apenas na indústria cinematográfica, mas também passou a aparecer em série de TV e videogames, por exemplo.

Não há problema em afirmar que Homem de Ferro 2 é um dos filmes mais fracos do UCM, mas ele teve sua importância justamente por conta desses pontos e, no fundo, não merece ser tão ignorado assim pelo público.

Ei nerd, não deixe de conferir:

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA