Já fazem anos que foi ventilada uma ampla informação sobre o retorno de Robert Downey Jr. como Tony Stark em mais um filme do Homem de Ferro. O que será que rolou? Por que é que nunca existiu?
- Sabia que leitor do EiNerd tem desconto e frete grátis na primeira compra em quadrinhos, livros e outros produtos da Marvel? Para garantir, basta realizar a compra clicando por aqui.
A resposta parece simples, de acordo com os roteiristas dos últimos dois filmes dos Vingadores, Christopher Markus e Stephen McFeely.
Aparentemente, o foco é outro. Em uma fala em 2019, McFeely garante que Homem de Ferro 4 já existiria “se fosse de qualquer outro estúdio”. No entanto, a Marvel prefere ramificar para projetos mais arriscados – como Guardiões da Galáxia.
“Eles decidiram, ‘não’, vamos arriscar em todas essas outras coisas. Para colocar uma bandeira no chão e dizer: ‘Vamos terminar algo e tirar os personagens da mesa’, é, eu acho meio ousado, mas egoisticamente foi realmente ótimo para nós”.
[irp posts=”85466″ name=”Por que não tivemos Homem de Ferro 4, segundo roteiristas de Ultimato”]
Não tem contrato? Tem, mas…
Além disso, existem motivos contratuais com o ator que foi negociado visando prioridade aos filmes dos Vingadores, entre outras aparições como em Capitão América: Guerra Civil e Homem-Aranha: De Volta ao Lar.
O Homem de Ferro foi invocado tanto para fortalecer as conexões dos filmes do Universo Cinematográfico Marvel (UCM) quanto para criar novos crossovers de sucesso nesse mundo compartilhado.
Tanto é que outros personagens como Pantera Negra e Doutor Estranho aprofundam essa mistura porque o personagem de Downey Jr. pavimentou o caminho.
[irp posts=”85239″ name=”7 vezes em que Tony Stark mostrou ser um gênio nos filmes da Marvel”]
Ultimato deu um ‘ultimato’
Vale recordar que Tony Stark, nessa brincadeira de trazer confiabilidade para outros filmes, abriu espaço para a expansão do UCM de forma tão brilhante que ele mesmo se tornou menos eficaz em sua própria franquia.
Além de que o Homem de Ferro precisou se afastar do centro por razões práticas: para obter um final à sua história. Markus, em 2019, chegou até a comentar que “é preciso um fim ou perde o significado”.
E falando em perder o significado, é notável que se um personagem não tem defeitos tampouco fraquezas, as suas histórias cansam e o investimento não compensa.
Desta forma, ficou claro que Tony seria fundamental na derrota de Thanos e na salvação de todo o universo, fazendo com que não houvesse necessidade de um Homem de Ferro 4. Uma nova trama não teria o mesmo peso e impacto com os fãs comparado com as conquistas anteriores.
[irp posts=”53237″ name=”1º Homem de Ferro não faria sucesso hoje, diz roteirista de Pantera Negra”]
Sobre o Homem de Ferro
O Homem de Ferro está entre os personagens mais populares e importantes dos quadrinhos da Marvel. Ele foi criado em 1963 por Stan Lee, Larry Lieber, Don Heck e Jack Kirby e se tornou estrela da sua própria HQ cinco anos mais tarde.
Sua identidade real é Anthony Edward Stark, mais conhecido apenas como Tony Stark, um bilionário que sofreu um ferimento grave no peito após ser sequestrado.
Para conseguir sobreviver e fugir do cativeiro em que estava, usou seu intelecto genial para construir uma armadura. Após conseguir se libertar, a aprimorou e adotou o nome de Homem de Ferro para continuar a atuar como super-herói.
O personagem também se tornou conhecido por ter sido um dos membros fundadores dos Vingadores, a principal equipe de heróis da Marvel, além de ter estrelado uma infinidade de histórias próprias desde sua criação.
Nos cinemas, o Homem de Ferro foi interpretado pelo ator Robert Downey Jr. dentro do Universo Cinematográfico Marvel (UCM) e é considerado por muitos seu personagem mais importante, já que seu primeiro filme também marcou o início da franquia.
O herói morreu em Vingadores: Ultimato, ao se sacrificar para derrotar o vilão Thanos.
[irp posts=”78757″ name=”7 formas de trazer o Homem de Ferro de volta ao Universo Marvel”]
Seja o primeiro a comentar