Homem de Ferro: Marvel ignorou aparente problema do herói em seus filmes; entenda

Augusto Ikeda

Homem de Ferro: Marvel ignorou aparente problema do herói em seus filmes; entenda

O Homem de Ferro passou por uma verdadeira mudança dentro do Universo Cinematográfico Marvel (UCM): deixou de ser um playboy milionário que se preocupava apenas com seu próprio umbigo para se tornar o herói que salvou o universo. Mesmo com tamanho mudança, a franquia ignorou algo que ela mesma chegou a introduzir.

Se você acompanha o UCM desde o seus primórdios, deve se lembrar que Tony Stark parecia sofrer um pouco com o alcoolismo, algo que já foi retratado nos quadrinhos da Marvel.

Essa questão ficou ainda mais evidente em Homem de Ferro 2. No filme, Tony começa a pensar que irá morrer por conta da contaminação do paládio presente em seu reator arc. Por isso, comemorou seu aniversário pensando ser seu último e não quis nem saber: bebeu tudo que tinha direito e passou vexame após James Rhoades interromper a celebração por conta do seu comportamento.

https://www.youtube.com/watch?v=gD4lLH18vjY

De certa forma, podemos dizer que a Marvel deve ter se inspirado na história das HQs “Demon in a Bottle”, em que uma série de eventos fizeram o Tony Stark dos quadrinhos se tornar um alcoólatra.

No entanto, depois de Homem de Ferro 2, a Marvel Studios ignorou completamente o aparente alcoolismo do Homem de Ferro que ela mesma apresentou aos fãs.

O motivo mais provável é que alguns meses antes do lançamento do filme, a Disney comprou a Marvel, que fez o UCM se tornar mais familiar e amigável. Por consequência, esse problema foi ignorado pela Marvel Studios e Tony Stark, em suas aparições subsequentes, mal apareceu bebendo álcool, e quando o fazia, era de maneira bem moderada.

Mas de certa forma, podemos dizer que o sumiço desse alcoolismo casou com a evolução de Tony Stark como super-herói. Lembre-se que ele criou uma obsessão para proteger o planeta de ameaças espaciais e até mesmo se tornou o mentor do jovem e imaturo Homem-Aranha.

Ao notar suas novas responsabilidades como herói, ele pode muito bem ter abandonado os dias de bebedeira para adotar uma postura considerada adequada. Além disso, lembre-se que em Vingadores: Ultimato, ele se tornou pai da pequena Morgan.

Outra possibilidade que podemos citar é que essa bebedeira apenas foi resultado de uma crise na vida do bilionário, justamente por pensar que morreria em breve, e que no fundo, ele poderia não ser um alcoólatra pra valer.

Além disso, sua importância cresceu tanto que muitos fãs até se esquecem desse aparente problema na vida de Tony Stark. Sem falar que isso não chega a manchar sua marcante e inesquecível participação no UCM.

Ei nerd, não deixe de conferir:

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA