Durante a última edição do Saturn Awards, Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, revelou para o público presente uma cena pós-créditos do primeiro filme do Homem de Ferro, que no final das contas, acabou sendo cortada. Apesar de parecer pouca coisa, o conteúdo abordado nela já está dando muito o que falar.
Primeiramente, vamos te relembrar essa história. Na cena em questão (que no fundo, não é muito diferente da que foi usada), Nick Fury vai até a casa de Tony Stark para discutir com ele a famosa Iniciativa Vingadores. Mas ao invés de dizer para o bilionário que ele “não é o único super-herói no mundo”, ele citou a existência de “radiação gama”, “mordidas de aranhas” e “mutantes”.
A radiação gama é uma clara referência ao Hulk, que pouco tempo depois, já se tornou integrante do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). As demais também são menções óbvias ao Homem-Aranha e os X-Men. A diferença é que como sabemos, eles ainda não eram parte da franquia. Mas por que a cena fez questão de mencioná-los?
Com isso em mente, confira abaixo os possíveis significados dessa cena pós-créditos de Homem de Ferro que foi deletada e como ela teria mudado a franquia.
A Marvel já queria ter os direitos do Homem-Aranha e os X-Men (ou jogou uma indireta)
Para início de conversa, vamos olhar a fala de Nick Fury no lado burocrático do negócio. O primeiro filme do Homem de Ferro foi lançado em 2008, época em que nem sabíamos o que era um universo cinematográfico e que a Marvel não tinha os direitos dos X-Men nos cinemas e ainda não tem os do Homem-Aranha, que ainda estão com a Sony.
Se ela não poderia fazer filmes com esses personagens, então por que esta cena em que Fury fez menção a esses heróis acabou sendo até mesmo gravada?
A primeira possibilidade que podemos citar é que, talvez, a Marvel já tivesse planos de tentar recuperar os direitos desses personagens nos cinemas de volta para suas mãos. Afinal, estamos falando do início de um universo cinematográfico com inúmeros personagens que, anos mais tarde, se tornou algo muito grande. E a empresa, pelo visto, não queria ninguém de fora.
[irp posts=”81128″ name=”Cena deletada de Homem de Ferro citava X-Men e Homem-Aranha; veja”]
Mesmo assim, sabemos que o Homem-Aranha fez sua estreia no UCM em 2016, mas o acordo que a Marvel fez com a Sony foi quebrado, o que significa que pelo menos agora, ele está fora novamente. Já os X-Men estão a caminho após a Disney comprar a Fox, mas eles ainda vão levar um tempo para aparecer.
E ainda com relação a esse ponto, outra possibilidade é que a cena também pode ter se tratado de uma indireta para Fox (que ainda não era parte da Disney) e Sony, para alertá-las que a intenção da Marvel era recuperar os direitos de seus personagens nos cinemas. E isso também pode ter sido feito para alertar a Universal, que tem os direitos do Hulk.
E a história, talvez, já estava sendo preparada para isso
Deixando as questões burocráticas de lado, também podemos supor que a Marvel já tinha algum tipo de plano para introduzir esses personagens na história da franquia, mesmo sem ter seus direitos nos cinemas em mãos.
Afinal, existem vários mutantes no universo de quadrinhos da Marvel que não tem lá uma grande associação com os X-Men, como é o caso do Deadpool, que sempre teve o costume de trabalhar sozinho. Sem falar a infinidade de personagens relacionados ao Homem-Aranha, que por mais que estivessem com a Sony, aqueles menos populares poderiam ser utilizados com algum tipo de acordo.
Assim, a fala de Nick Fury poderia também ter esse significado. Leve em conta também o fato de que a história do UCM é planejada até com alguns anos de antecedência.
Desta forma, a franquia já poderia nos ter revelado a presença desses personagens para o futuro, enquanto a Marvel, provavelmente, tentava se entender com Fox e Sony para usar esses personagens novamente.
E por acaso, já imaginou como teria sido a história do UCM se a Marvel tivesse realmente conseguido incluir o Homem-Aranha e os X-Men logo de cara na franquia? Com certeza, teria mudado muita coisa: o amigo da vizinhança, quem sabe, já teria auxiliado os Vingadores no primeiro filme da equipe e a história de origem dos X-Men seria mais fiel aos quadrinhos, já que ela terá de sofrer algumas mudanças.
[irp posts=”81110″ name=”Homem de Ferro deve aparecer no filme da Viúva Negra, aponta site”]
Sem falar que poderia mudar a dinâmica dos personagens da franquia, já que o Homem-Aranha e os X-Men possuem uma história em conjunto com os demais heróis que já deram as caras no UCM e poderia ter aberto um leque de possibilidades enorme.
Apenas uma referência ao grande negócio que estava chegando
Para terminar, a menção ao Homem-Aranha e os X-Men que Nick Fury fez na cena pode ter se tratado de algo mais simples: apenas revelar a existência desse universo cinematográfico para o público.
Como já afirmamos anteriormente, há 11 anos, não tínhamos muita ideia desse conceito em que filmes diferentes estavam interligados e se passavam no mesmo universo. Mas pouco tempo depois, começamos a compreendê-lo melhor e hoje, muita gente se tornou fã de carteirinha do UCM.
Assim, o que foi dito nesta cena pós-crédito pode ter tido como única intenção apenas mostrar ao público que, de fato, o Homem de Ferro não era o único herói existente nesse universo que vimos no filme e que poderíamos esperar muito mais coisas pela frente. Desta forma, as coisas seguiriam conforme planejado.
E nada melhor que fazer referências aos demais personagens da Marvel, não é mesmo?
Seja o primeiro a comentar