10 cenas marcantes do Homem de Ferro nos filmes da Marvel

Augusto Ikeda

10 cenas marcantes do Homem de Ferro nos filmes da Marvel

O Homem de Ferro é considerado por muitos o personagem mais importante do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). Seus fãs tiveram de se despedir dele após o sacrifício que fez para salvar o universo de Thanos em Vingadores: Ultimato. De qualquer forma, Tony Stark deixou um enorme legado dentro da franquia de filmes.

No total, o herói deu as caras em nove longas do UCM (se não contarmos sua participação na cena pós-créditos em O Incrível Hulk e sua aparição futura em Viúva Negra) e deixou sua marca em quase todos eles, com cenas marcantes e especiais que ficarão para sempre na memória dos fãs.

Assim, confira abaixo 10 cenas marcantes do Homem de Ferro no decorrer do Universo Cinematográfico Marvel.

10) Criou seu primeiro traje com sucata, dentro de uma caverna

Em seu primeiro filme, que iniciou essa brincadeira que tomou enormes proporções, Tony Stark foi sequestrado pelo grupo Dez Anéis e foi forçado a construir um míssil para eles.

No entanto, sabemos que nada disso aconteceu. Com seu intelecto genial e uma ajudinha do cientista Ho Yinsen, ele usou o que tinha a sua disposição para desenvolver seu primeiro traje do Homem de Ferro. Ele era bem arcaico, mas já foi o suficiente para ajudá-lo a escapar do cativeiro e foi o grande responsável por fazê-lo se tornar um herói.

9) “Eu sou o Homem de Ferro” (1)

Ainda falando a respeito de seu primeiro filme, o mundo se perguntava quem era que estava debaixo daquela armadura vermelha e dourada.

Mas diferente de outros heróis, que preferem manter suas identidades em segredo, Tony Stark não quis nem saber: convocou uma coletiva de imprensa para revelar ao planeta que ele era o homem por debaixo daquela armadura. “Eu sou o Homem de Ferro!”, disse o bilionário, antes de o filme terminar.

8) Criou um novo elemento 

Já citamos isso em uma lista anterior, mas vale a menção. Em Homem de Ferro 2, o paládio no Reator Arc de Tony estava o envenenando aos poucos e não conseguiu encontrar um substituto.

Com uma ajudinha do seu falecido pai, Tony descobre que um novo elemento poderia o salvar. Ele não pensou duas vezes e transformou sua mansão em um acelerador de partículas para poder sintetizá-lo. Para sua sorte, deu tudo certo.

7) Salvou Nova York na primeira batalha dos Vingadores

No primeiro filme dos Vingadores, o Homem de Ferro foi chamado por Nick Fury para se tornar parte da equipe que teve a ideia de criar ainda nos anos 1990. No longa, os heróis precisaram interromper a invasão dos Chitauri, que foi coordenada por Loki.

No entanto, os superiores de Fury não tiveram muita paciência e ordenaram o disparo de um míssil nuclear em Nova York. Tony foi o responsável por interceptá-lo e, por pouco, não morreu por conta disso, ao jogá-lo em direção ao buraco de minha aberto nos céus da cidade.

Sim, Tony Stark acabou desenvolvendo estresse pós-traumático por conta disso, mas salvou a vida de milhares de pessoas inocentes.

[irp posts=”85466″ name=”Por que não tivemos Homem de Ferro 4, segundo roteiristas de Ultimato”]

6) Destruiu várias armaduras por amar Pepper Potts

Como acabamos de afirmar, Homem de Ferro 3 mostrou o herói sofrendo com estresse pós-traumático devido ao que fez em Nova York. Por conta disso, passou noites em claro e desenvolveu diversas armaduras, o que abalou seu relacionamento com Pepper Potts.

As armaduras foram importantes na batalha final contra o vilão Aldrich Killian. Após a morte dele, Tony ordenou Jarvis a destruir todas as armaduras que criou em respeito a sua amada Pepper. Além disso, também removeu o Reator Arc do seu peito a pedido dela.

5) Sua luta com o Capitão América e Bucky Barnes

Sabemos que em Capitão América: Guerra Civil, os Vingadores acabaram se dividindo por conta dos Acordos de Sokovia. O Homem de Ferro liderou um grupo, enquanto que o Capitão América se tornou o responsável por outro.

Após descobrir que o vilão Zemo orquestrou tudo, Tony e Steve fizeram as pazes, mas durou pouquíssimo tempo. O bilionário viu Bucky Barnes, sob lavagem cerebral da Hydra, matando seus pais no passado. 

Isso o fez enfrentar enfrentar sozinho os dois amigos de infância, em uma das cenas mais memoráveis não só do próprio herói, mas do UCM como um todo, com direito à reprodução de um dos momentos mais marcantes da Guerra Civil nos quadrinhos.

4) Ensinou para o Homem-Aranha o que é ser um herói

O Homem de Ferro acabou se tornando o mentor do Homem-Aranha dentro do UCM. Tanto que foi ele o responsável por providenciar o primeiro traje pra valer de Peter Parker.

No entanto, todos vimos que em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, o Homem-Aranha precisou da ajuda de Tony Stark para evitar que um barco se partisse ao meio. Ao notar que as ações de seu pupilo quase colocaram vidas em risco, o bilionário dá uma lição de moral em seu pupilo sobre o que é ser um herói e ainda tomou dele seu traje.

3) E viu o Homem-Aranha morrer em seus braços

Em Vingadores: Guerra Infinita, Thanos conseguiu executar seu plano de matar metade do universo como tanto desejava. Uma de suas trilhões de vítimas foi justamente o Homem-Aranha.

Em uma das cenas mais emotivas e tristes de todo o filme, o Homem-Aranha abraça o Homem de Ferro em desespero, ao perceber que também será uma das vítimas do estalo de Thanos. Sem ter o que fazer, Tony Stark vê seu pupilo partir e logo pareceu se sentir culpado pelo o que aconteceu.

[irp posts=”84868″ name=”Robert Downey Jr. queria outra fala final para o Homem de Ferro; veja qual”]

2) Criou a viagem no tempo

Em Vingadores: Ultimato, o Homem de Ferro não quis ajudar a equipe a encontrar uma forma de viajar no tempo, mas mudou de ideia após ver uma foto sua com Peter Parker.

Naquele que podemos considerar seu momento mais genial dentro da franquia, ele conseguiu descobrir uma maneira de voltar ao passado. Nem é preciso dizer o quanto que isso foi importante para a história do filme, não é mesmo?

1) “Eu sou o Homem de Ferro” (2)

Para terminar, o sacrifício feito por Tony Stark em Ultimato não poderia ser esquecido, não é mesmo?

Antes que Thanos estalasse os dedos novamente, o herói conseguiu roubar as Joias do Infinito que estavam na manopla que criou. E antes de morrer, disse justamente uma de suas frases mais marcantes: “Eu sou o Homem de Ferro.”

Ei nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Homem de Ferro
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA