Os fãs do Universo Cinematográfico Marvel (UCM) tiveram de se despedir do Homem de Ferro, por conta do sacrifício que fez para salvar o universo de Thanos. O que ninguém sabia é que, originalmente, sua morte quase foi mais chocante e brutal, do ponto de vista visual.
O site Insider conversou com cinco membros da equipe de efeitos especiais de Vingadores: Ultimato. Eles revelaram que, na cena da morte do Homem de Ferro, a ideia era fazer algo realista que causaria a morte do bilionário, mas que também não fosse assustador demais, já que os filmes do UCM são mais voltados para a família.
“Fizemos várias versões no personagem, de medonho para não medonho, até chegarmos ao ponto que pensamos que a audiência não ia se assustar, mas também notaria que Tony (Stark) chegou a um ponto que não teria volta”, explicou Jen Underdahl, uma das envolvidas no processo de criação da cena.
A equipe também fez questão de mostrar os danos causados pelo uso das Joias do Infinito em Thanos e Hulk, personagens que eram fisicamente superiores ao Homem de Ferro e que também se feriram. A ideia era justamente dar ao público a ideia do que aconteceria com Tony Stark na hora em que estalasse seus dedos.
“Colocamos no filme essa ideia de que se Thanos se machucou. Existem consequências para o estalo enquanto ele buscava cumprir sua ideologia. Vocês viram os danos no seu rosto e o que aquilo fez com ele. Depois, vocês viram as consequências no Hulk Esperto, que era feito de radiação gama, e como ele se machucou”, disse Underdahl.
Ainda assim, a equipe chegou a desenvolver uma versão “extrema” das lesões sofridas pelo Homem de Ferro. Uma delas seria bem parecida com o visual do vilão Duas Caras no filme O Cavaleiro das Trevas, da DC.
“Fizemos uma versão inspirada no Duas Caras, em que era possível ver o interior (do rosto), como os tendões e os dentes para fora”, revelou Underdahl.
“Nós demos aos diretores diversas opções para escolher e, em uma delas, a energia das Joias acertava direto no rosto do Homem de Ferro e um de seus olhos saía para fora e ficava pendurado em sua bochecha”, completou Matt Aitken.
No final das contas, a ideia foi descartada, pois o público poderia focar apenas no visual do bilionário e ignorar o tocante momento em que se despediu de Pepper Potts e do Homem-Aranha.
[irp posts=”87186″ name=”Capitão América: Guerra Civil quase não teve Homem-Aranha e Homem de Ferro”]
Sobre o Homem de Ferro
O Homem de Ferro está entre os personagens mais populares e importantes dos quadrinhos da Marvel. Ele foi criado em 1963 por Stan Lee, Larry Lieber, Don Heck e Jack Kirby e se tornou estrela da sua própria HQ cinco anos mais tarde.
Sua identidade real é Anthony Edward Stark, mais conhecido apenas como Tony Stark, um bilionário que sofreu um ferimento grave no peito após ser sequestrado. Para conseguir sobreviver e fugir do cativeiro em que estava, usou seu intelecto genial para construir uma armadura. Após conseguir se libertar, a aprimorou e adotou o nome de Homem de Ferro para continuar a atuar como super-herói.
O personagem também se tornou conhecido por ter sido um dos membros fundadores dos Vingadores, a principal equipe de heróis da Marvel, além de ter estrelado uma infinidade de histórias próprias desde sua criação.
Nos cinemas, o Homem de Ferro foi interpretado pelo ator Robert Downey Jr. dentro do Universo Cinematográfico Marvel (UCM) e é considerado por muitos seu personagem mais importante, já que seu primeiro filme também marcou o início da franquia. O herói morreu em Vingadores: Ultimato, ao se sacrificar para derrotar o vilão Thanos.
Seja o primeiro a comentar