A franquia GTA coleciona inúmeras polêmicas desde que foi lançada. Aquela que pode ser apontada com a principal e mais famosa delas é o famoso mod Hot Coffee, que estava presente no popular GTA: San Andreas e fazia o jogador participar de um minigame de sexo. Relembre essa história abaixo.
O Hot Coffee foi criado como uma espécie de brincadeira entre os próprios desenvolvedores de GTA: San Andreas, mas justamente por conta do seu conteúdo, estava originalmente inacessível para os jogadores.
No entanto, em 2005, GTA: San Andreas foi lançado para o PC e alguns jogadores conseguiram acessar e destravar o código do minigame, o que deu acesso completo a ele e iniciou a famosa polêmica.
Neste minigame, que estava incompleto e com os personagens vestidos, o jogador controla os movimentos de CJ durante uma relação sexual com qualquer uma de suas namoradas. Ele ganhou esse nome por que uma das personagens chama o protagonista para tomar uma café em sua casa antes de iniciar a relação sexual.
Originalmente, CJ ainda faz sexo com a namorada, mas a cena não era retratada para os jogadores, que apenas viam o exterior da casa da personagem e escutavam gemidos do casal.
Nem é preciso dizer que a descoberta do minigame se tornou um escândalo na época. Inicialmente, a Rockstar, produtora da franaquia GTA, afirmou que se tratava de um mod criado por jogadores. No entanto, após um deles conseguir destravá-lo até na versão para consoles, o argumento da produtora foi por água abaixo.
A ESRB, órgão responsável pela classificação de jogos nos Estados Unidos, mudou a avaliação do game para “Adultos”. Assim, GTA: San Andreas se tornou o primeiro jogo desta natureza a ser vendido de forma massiva.
[irp posts=”95949″ name=”GTA Online terá conteúdo exclusivo para PlayStation 5 e Xbox Series X”]
A descoberta também reacendeu o velho debate da má influência que os videogames podem ter nos jovens e vários políticos americanos criticaram GTA: San Andreas. Além disso, o jogo foi impedido de ser vendido temporariamente na Austrália e, claro, a empresa teve seu nome envolvido em vários processos na Justiça.
Com sua imagem ainda mais arranhada e, na teoria, impedida de vender o game por conta da nova classificação, a Rockstar não teve outra escolha a não ser lançar um patch para o game e impedir o acesso de jogadores ao controverso minigame.
Mesmo pouco mais de 15 anos após seu lançamento, GTA: San Andreas ainda é muito querido por jogadores e também não foi esquecido por conta das controvérsias geradas pelo mod Hot Coffee. Quem, com certeza, quer se esquecer dessa história é a própria Rockstar, já ela teve muitas dores de cabeça por conta do polêmico minigame.
Seja o primeiro a comentar