HQ de Vingadores: Ultimato contou até com Liga da Justiça ‘genérica’

Augusto Ikeda

HQ de Vingadores: Ultimato contou até com Liga da Justiça ‘genérica’

Dentro dos quadrinhos da Marvel, existe uma HQ que pode servir de inspiração para Vingadores: Ultimato justamente por ter o mesmo nome do filme que estreia em abril. Mas você sabia que a obra escrita por Roy Thomas, Neal Adams, John Buscema e Sal Buscema teve a participação de uma versão genérica da Liga da Justiça? Entenda mais abaixo.

A história Endgame foi publicada entre as edições 69 e 71 do quadrinho dos Vingadores, lançadas em 1969. Aqui, a equipe acabou capturada pelo vilão Kang, o Conquistador e foram para o palácio dele no futuro. Lá, descobriram que a amada de Kang, Ravonna, estava em uma câmara para preservá-la após quase morrer em um evento para salvá-lo.

O Grão-Mestre apareceu e ofereceu uma chance de fazer Ravonna voltar a viver, mas desde que os Vingadores derrotassem os seus campeões em uma batalha (lembra bastante Thor: Ragnarok, não é mesmo?). Caso contrário, a Terra seria destruída.

Logo, o Grão-Mestre apresentou seus campeões: uma equipe conhecida como Esquadrão Sinistro.

Na verdade, o Esquadrão Sinistro foi criado como um forma de resultar em um crossover dos Vingadores com a Liga da Justiça. Tanto que seus integrantes são paródias da equipe da DC: Hyperion é o Superman, Nighthawk é o Batman, Doutor Spectrum é o Lanterna Verde e Whizzer é o Flash.

A ideia de Thomas surgiu em parceria com Denny O’Neil, que escrevia as histórias da Liga nessa época. No entanto, a DC não lhe permitiu fazer isso. Ao invés de criar paródias dos Vingadores, O’Neil teve de fazer a equipe enfrentar versões maléficas dela mesma em seus quadrinhos.

Voltando a falar da HQ Endgame dos Vingadores, a equipe voltou ao passado para enfrentar o Esquadrão Sinistro. Os heróis venceram as três primeiras lutas, mas o Golias teve problemas para enfrentar o Whizzer. Neste momento, o Cavaleiro Negro apareceu e venceu o inimigo, mas isso resultou na quebras das regras do torneio.

[irp posts=”65513″ name=”Quem ficou fora do 1º trailer de Vingadores: Ultimato – e por que”]

Por conta disso, o Grão-Mestre usou seus poderes para trazer o Capitão América, Namor e o Tocha Humana da Segunda Guerra Mundial para enfrentar o Pantera Negra, Visão e o Jaqueta Amarela.

No final das contas, a segunda equipe vence o duelo. Por conta desses problemas, o Grão-Mestre deu a Kang a escolha de ter o poder para reviver Ravonna ou a chance de matar os Vingadores. O vilão escolheu a segunda opção e começou a eliminar os heróis, mas se esqueceu que o Cavaleiro Negro não era integrante da equipe e foi derrotado por ele.

O Grão-Mestre, no final da contas, reverteu as mortes dos Vingadores com a ajuda de uma viagem no tempo, pois disse que no fundo, fez isso apenas para se divertir. De qualquer forma, a equipe acabou convidando o Cavaleiro Negro para ser um integrante e ele aceitou a proposta.

No fundo, várias histórias da Marvel usaram o nome “Endgame”, mas essa foi a única edição de uma HQ dos Vingadores que usou esse título. Mas vale citar essa curiosidade, não é mesmo?

Ei Nerd, não deixe de conferir:

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA