A nova HQ do Capuz Vermelho, que estava prestes a lançar sua primeira edição, foi totalmente cancelada pela DC. O motivo são algumas declarações da autora Gretchen Felker-Martin nas redes sociais a respeito do assassinato de Charlie Kirk, ativista conservador americano pró-armas, que levou um tiro letal durante um evento onde falava.
Felker-Martin chegou a ter seu perfil na rede social BlueSky suspenso por conta das declarações feitas assim que a notícia de que Kirk havia sido baleado saiu. O ativista foi declarado morto momentos depois e Gretchen voltou a criticá-lo. A autora também é defensora da causa transexual e já havia levado suspensões em redes sociais por criticar J.K. Rowling, criadora de Harry Potter.
Depois das declarações, a DC enviou um e-mail a todos os compradores avisando sobre o cancelamento das próximas edições de Capuz Vermelho e a disponibilização de créditos para quem já havia adquirido exemplares da primeira edição. A HQ, que conta também com ilustrações de Jeff Spokes, está oficialmente descontinuada.
Foi por isso mesmo?
O Popverse perguntou à DC se o cancelamento tinha como principal razão as falas de Gretchen Felker-Martin sobre a morte de Charlie Kirk. A resposta veio sem uma confirmação direta, mas bastante clara:
Na DC Comics, nós damos o mais alto valor aos nossos criadores e comunidade, e afirmamos o direito de expressão de pontos de vista individuais de forma pacífica. Posts ou comentários públicos que possam ser vistos como promovendo hostilidade ou violência são inconsistentes com os padrões de conduta da DC.
Capuz Vermelho
Na nova HQ, que não verá mais a luz do dia, o anti-herói Capuz Vermelho, identidade do ex-Robin Jason Todd, sai de Gotham para trabalhar em uma nova cidade: New Angelique, inspirada na New Orleans real. Temendo pela conduta de Todd, a Caçadora o acompanha e passa a trabalhar junto com ele.
Jason Todd apareceu como Capuz Vermelho depois de ter sido “assassinado” pelo Coringa na famosa história Morte na Família. Possuído pela vingança, o segundo Robin não chega a ser maligno, mas bateu de frente com o Batman em alguns momentos, por ter um código moral bem diferente de seu antigo mentor.
Seja o primeiro a comentar