Morre Ian Gelder, de Game of Thrones: ‘não sei o que farei sem ele’, diz marido

Giovanna Camiotto

Morre Ian Gelder, de Game of Thrones: ‘não sei o que farei sem ele’, diz marido

O ator Ian Gelder, que ficou conhecido por interpretar Kevan Lannister em Game of Thrones, morreu aos 74 anos em decorrência de um câncer.

A informação foi revelada pelo marido do astro britânico, Ben Daniels.

Segundo Daniels, a doença foi diagnosticada há apenas cinco meses: Nenhum de nós achou que as coisas aconteceriam tão rápido. Ele foi meu porto seguro e meu parceiro pelos últimos 30 anos”, lamentou o ator no Instagram.

Mesmo se não estivéssemos juntos por causa do trabalho, falávamos todos os dias ao telefone. Ian era o homem mais gentil, mais generoso, mais espirituoso e mais amoroso que eu já conheci. Era um ator maravilhoso, e todos que trabalharam com ele foram tocados por seu coração e sua luz. Não sei o que farei sem ele ao meu lado”.

Carreira de Ian Gelder

Ian Gelder começou sua carreira artística nos anos 1970 e fez história em produções da época como New Scotland Yard (1972) e The Professionals (1979).

Posteriormente, o ator marcou presença em outros títulos de sucesso, como The Bill (1991-1998), Poirot (1993), Absolutely Fabulous (1995), Holby City (2006), Robin Hood (2009), Torchwood (2009), Endeavour (2012), Mr. Selfridge (2013), Ripper Street (2016), Snatch: Um Novo Golpe (2017) e no mais recente Father Brown (2024).

Mas foi em Game of Thrones que o ator britânico ganhou destaque por interpretar Kevan Lannister, o irmão mais novo do Lorde Tiwyn Lannister (Charles Dance). O personagem fez aparições pontuais até a sexta temporada, quando foi vítima de uma explosão.

O ator também chamou a atenção do público como o vilão assustador Zellin, durante um episódio de Doctor Who que foi exibido em 2020.

No teatro, Gelder ainda trabalhou com as renomadas Royal Shakespeare Company e London’s Globe Theatre, onde apareceu em obras como Little Dorrit (1987), Rei por Acaso (1991), Paulo: O Emissário (1997) e A Papisa Joana (2009).

Sobre Game of Thrones

Game of Thrones é, provavelmente, a maior série de TV já produzida até hoje. A história é uma adaptação da série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, do escritor americano George R.R. Martin.

A trama se passa em um mundo que em um primeiro momento pode lembrar a Terra-Média de O Senhor dos Anéis, mas logo revela sua verdadeira face.

O continente de Westeros foi governado por 300 anos pelos reis da dinastia Targaryen, uma família vinda das terras distantes da antiga Valyria e famosa pelo domínio de dragões, que estão extintos há pelo menos 1000 anos.

Após uma rebelião contra Aerys II, conhecido como o Rei LoucoRobert Baratheon ocupa o Trono de Ferro, mas as coisas estão longe da paz, já que muitas intrigas políticas e mágoas antigas ainda assolam a terra, além dos perigos que existem atrás da Muralha.

Os nobres de Westeros se dividem em famílias orgulhosas que comandam determinadas porções de terra como os Stark, Lannister, Tyrrel, Martel, Greyjoy, Tully, Frey, Bolton, Clegane, Baratheon e muitos outros.

No continente vizinho, Essos, vivem selvagens Dothraki e cidades-estado escravistas, além de mistérios que assombram os que estão do outro lado do mar.

Game of Thrones teve oito temporadas, exibidas originalmente entre 2011 e 2019. Séries derivadas estão em produção no momento.

[irp posts=”98702″ name=”Game of Thrones: final de Hodor terá diferença nos livros, diz George R.R. Martin”]

VEJA MAIS Game of Thrones Ian Gelder
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA