Um dos nomes mais influentes da cultura brasileira terá sua história contada nas telas de cinema. A trajetória de Nelson Motta, jornalista, escritor, compositor e produtor musical, será adaptada em uma cinebiografia dirigida por Lírio Ferreira, com produção de Gláucia Camargos e roteiro de Walter Macedo Filho. O longa será inspirado no livro De Cu Pra Lua: Dramas, Comédias e Mistérios de Um Rapaz de Sorte, lançado em 2020.
O projeto promete transformar em imagens a intensidade de uma vida dedicada à criatividade, atravessando música, literatura, televisão e jornalismo. Para Lírio Ferreira, dirigir a cinebiografia é também a realização de uma memória pessoal:
Quando eu era menino, vi Nelson Motta na televisão e queria ser como ele. Um sujeito dócil, inteligente, carismático, bonito e que sabia de tudo. Daí sinto uma honra tamanha poder olhar e me aproximar dessa figura que embala tantas pessoas.
Na obra autobiográfica, escrita durante a pandemia, Nelson Motta revisita memórias íntimas e profissionais em tom bem-humorado, misturando suas experiências pessoais à história cultural, política e social recente do Brasil. Sobre a adaptação para o cinema, o autor declarou:
Que as pessoas se divirtam acompanhando minha trajetória movida a sorte — e esforço — e seus mistérios. A vida me deu muito e me alegro em compartilhar.

Lírio Ferreira , Nelson Motta , Glaucia Camargos e Walter Macedo (Foto: Divulgação/Cristina Granato)
A produtora Gláucia Camargos celebrou a parceria:
Admiro o Nelson e está sendo um prazer essa convivência. Agradeço ao Walter Macedo essa brilhante ideia e estou feliz em estender a minha parceria com o Lírio.
Gláucia e Lírio também trabalham juntos na adaptação cinematográfica de Rabo de Foguete, de Ferreira Gullar, prevista para ser filmada em 2026 no Brasil e na Rússia.
Com uma carreira marcada por sucessos como Dancin’ Days, Como uma onda (com Lulu Santos) e a produção de discos de Elis Regina e Marisa Monte, além de livros e musicais consagrados, Nelson Motta ganha agora um novo retrato artístico — desta vez, no cinema.
Seja o primeiro a comentar