O Red Carpet by Bradesco reuniu três nomes lendários do universo geek e da internet brasileira: Peter Jordan (Ei Nerd), Rogério Vilela (Inteligência Limitada) e o jornalista Érico Borgo. No painel “Papo de Dinossauro”, os criadores relembraram o início da produção de conteúdo na internet, os desafios dos produtores nos dias atuais e refletiram sobre como a tecnologia vem transformando o modo de consumir e criar cultura geek.
Borgo, um dos fundadores do Omelete, contou que seu primeiro contato com o mundo digital foi ainda nos anos 1980, por meio do teletexto. Ele relembrou com nostalgia a época em que os criadores eram mais próximos com seus inscritos e fãs, e criticou o atual cenário, onde todos se tornaram “reféns do algoritmo”:
Essas mudanças constantes acabam desmotivando. Hoje tudo gira em torno de agradar o algoritmo.
Rogério Vilela, que produz conteúdo desde os anos 1990, também comentou sobre a experiência atual das redes. Segundo ele, o formato do Inteligência Limitada só é possível graças à flexibilidade que a internet oferece:
Posso trabalhar de casa, falando sobre o que gosto. Durante a pandemia, o programa explodiu, porque a galera estava em casa e queria conteúdo extenso, conversas longas.
Por fim, Peter Jordan destacou a necessidade de adaptação para acompanhar a velocidade da internet e o surgimento de novas plataformas:
O desafio agora é lidar com a inteligência artificial, que já está em todo lugar – até nos comentários”.
Ele também apontou que o futuro pode estar nos “canais dark”, onde avatares e vozes criados por IA substituirão apresentadores humanos:
O criador talvez nem apareça mais. A IA já pode fazer tudo: roteiro, narração e edição. E estamos só no começo dessa nova era digital.
A programação do Imagineland On The Road continua no sábado (25) e no domingo (26), com painéis individuais apresentados pelos dinossauros e transmissão ao vivo do Ei Nerd.
Confira abaixo como foi o painel dos “Dinossauros”:






Seja o primeiro a comentar