Senador aprova Sugestão Legislativa que pode reduzir impostos em jogos

Daniel Amigo

Senador aprova Sugestão Legislativa que pode reduzir impostos em jogos

Os gamers do Brasil sempre sofreram com impostos altíssimos quando decidiam comprar jogos eletrônicos. Por muito tempo, a esperança que esta situação melhorasse era mínima. Mas nesta semana, tivemos uma pequena mas significativa mudança.

O senador Telmário Mota (PTB/RR) publicou, na quarta-feira (14), um parecer apoiando a Sugestão Legislativa (SUG) 15/2017, que prevê uma redução de 72% para 9% dos impostos cobrados de jogos eletrônicos importados.

A SUG foi criada após uma enquete realizada no portal e-Cidadania, que acabou chamando a atenção dos consumidores e posteriormente do próprio governo. Com a publicação, ela se torna uma Proposta de Emenda Constituciona (PEC).

Mota será o relator, e a PEC precisará passar pelo congresso, recebendo a assinatura de 27 senadores. Não existe uma previsão para que isto aconteça e é bem possível que demore bastante, mas foi um importante primeiro passo.

Além disso, um novo precedente foi aberto pela Justiça Federal na segunda-feira (12), quando ela decidiu que jogos devem ser tributados como software e não como mídias, favorecendo uma importadora autuada pela Receita Federal.

A decisão foi tomada pela juíza Cristiane Farias Rodrigues dos Santos da 9ª Vara Federal Cível de São Paulo. Na prática, essa decisão não vai mudar nada para o consumidor final, ao menos por enquanto, mas pode ser usada como referência em casos futuros.

Talvez em alguns anos, o preço de jogos e até de aparelhos eletrônicos como videogames não sejam mais tão caros para o consumidor. 

VEJA MAIS Impostos jogos Telmário Mota
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA