Já não é surpresa para ninguém. O Instagram, que nos últimos tempos tem copiado vários recursos de outras redes sociais, finalmente roubou o último recurso do Snapchat que ainda faltava: as máscaras de selfie. O aplicativo está começando a lançar sua própria versão do recurso, chamado filtros de rosto.
Os novos filtros são “uma maneira fácil de transformar uma selfie comum em algo divertido”, afirmou o Instagram em um post em seu blog oficial, onde detalhou as mudanças. O aplicativo está lançando oito filtros a partir de agora, mas é certeza que este número deve aumentar nos próximos meses.
Dos oito primeiros, alguns sem dúvida parecerão familiares aos usuários de longa data do Snapchat. Existem orelhas de coelho e outros rostos de animais, óculos (com equações matemáticas girando) e algumas variações diferentes de coroas.
Semelhante ao que acontece no Snapchat, alguns dos filtros também vão funcionam com várias pessoas na foto. O Instagram não disse com que frequência pretende atualizar o recurso com novas imagens, mas é provável que isto seja feito regularmente, como o Facebook faz no seu aplicativo e no Messenger.
O fato do Instagram descaradamente copiar uma função do Snapchat não deve ser surpresa para ninguém, mas o momento em que isto foi feito foi bem pensado. O Snap está enfrentando um declínio no crescimento do número de usuários: os downloads do aplicativo caíram 16 por cento em abril, em comparação com o mesmo mês de 2016.
Enquanto isso, o Instagram está em um crescimento acelerado. Apesar disso, o CEO do Snapchat, Evan Spiegel, descartou as preocupações dos investidores com a concorrência do Facebook. “Só porque o Yahoo tem uma caixa de pesquisa, isso não significa que eles são o Google”, disse ele quando questionado sobre a ameaça de concorrentes.
Anteriormente, a empresa também destacou que seus usuários são únicos no sentido em que gastam muito mais tempo no Snapchat do que em outros aplicativos.
Deixando a questão dos filtros rosto de lado, o Instagram também está adicionado outras novas “ferramentas criativas” na atualização. Por exemplo, a função “Rewind”, uma nova configuração de vídeo que permite gravar e compartilhar vídeos em sentido inverso. Vale lembrar que o Snapchat também tem esse recurso.
Também foi adicionado um novo “pincel de borracha”, ferramenta que permite que você remova partes de seus doodles e outros efeitos. E finalmente, o aplicativo está adicionando um novo recurso de etiqueta de hashtag para o modo Stories. Agora você pode criar hashtags com adesivos que possuem links para outro Instagram ou que mostre conteúdos que compartilham essa mesma hashtag.
Seja o primeiro a comentar