Internet brasileira é uma das piores para usar a Netflix, aponta estudo

Igor Miranda

É bem provável que poucas pessoas tenham conhecimento de que a Netflix lança mensalmente um relatório que mede o indíce ISP Speed Index, que tem como objetivo medir a velocidade média da internet de cada no país no horário nobre. E como já era de se esperar, o Brasil tem uma das piores velocidades de conexão do mundo.

O país ocupa apenas a 34ª posição em um ranking de 48 países, com uma média de velocidade 2,65 megabits por segundo no último mês de setembro. Para efeito de comparação, ficamos atrás dos nossos vizinhos uruguaios, que possuem 2,84 megabits de velocidade. Mas ainda conseguimos ficar a frente de outros países latino americanos, como a Venezuela, que tem míseros 1.10 Mbps de velocidade.

A primeira posição do ranking fica com a Suiça, com surpreendentes 4,08 megabits por segundo. Um fato curioso é que países como Japão e Coreia do Sul, conhecidos por terem altissímas velocidades de internet, não aparecerem entre os 10 primeiros da lista, com 3,42 e 2,89 Mbps, respectivamente.

Na pesquisa, ainda é possível ver qual provedor de internet de cada país oferece a melhor velocidade de conexão. No Brasil , o primeiro lugar é ocupado pela Tim, que oferece 3,18 Mbps, bem acima da média brasileira. Já o último posto fica com a Oi, que possui apenas 1,99 Mbps.

No último mês de abril, a Netflix anunciou que estava pensando em disponibilizar conteúdo offline nos países com menor estrutura, justamente para contornar tal problema. “Ao ritmo que nos expadimos pelo mundo, onde vemos redes desiguais, se torna um assunto que devemos tratar com mente aberta”, disse Reed Hastings, fundador e presidente da companhia.

Clique aqui para acessar o ranking brasileiro e o mundial da pesquisa, com dados atualizados do último mês de setembro.

Texto por Augusto Ikeda
Edição por Igor Miranda

VEJA MAIS internet Netflix
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA