‘It: Bem-Vindos a Derry’ pode ter “deus tartaruga” do universo de Stephen King

Cheyna Corrêa (Texto: André Luiz Fernandes)

‘It: Bem-Vindos a Derry’ pode ter “deus tartaruga” do universo de Stephen King
Mascote Bert the Turtle aparece na escola Derry High, simbolizando o Easter egg que remete à entidade Maturin -Foto/Reprodução/HBO Max

Logo no primeiro episódio, It: Bem-Vindos a Derry mostrou que Barbara e Andy Muschietti seguem fazendo bem a lição de casa a respeito da obra de Stephen King. Ao longo de todo o episódio existem algumas referências a tartarugas, mostrando que uma divindade do universo do escritor pode ter um papel importante na série.

São vários os momentos, mas alguns são bem evidentes: “Bert, a Tartaruga” aparece citada na placa em frente à escola de Derry, além de outros momentos, como uma espécie de mascote do colégio. Além disso, em um flashback, Matty e Lilly abrem salgadinhos com brindes e o garoto recebe uma tartaruga, que ele dá a ela como sinal de “boa sorte”.

Sempre que as tartarugas aparecem, há uma ênfase da câmera nelas, o que só pode significar que há algo por trás dos animais. E quem conhece a obra de King, sabe que realmente há.

Maturin, a Tartaruga

No universo de Stephen King, incluindo It: A Coisa, há uma espécie de divindade cósmica chamada Maturin, que aparece na forma de uma tartaruga gigantesca. É dito que o universo se originou de uma ocasião onde o animal teve uma dor de estômago e literalmente vomitou o mundo em que vivemos.

Maturin é visto como um irmão pela “Coisa”, a entidade cósmica que conhecemos na forma do palhaço Pennywise. Os dois se antagonizam, com a Coisa se alimentando de medo e violência, enquanto a tartaruga atua mais como um guia e protetor da humanidade. Ela também aparece em outros livros de Stephen King, como Novembro de 63 e A Torre Negra, onde é mostrada como uma das responsáveis pela sustentação da torre.

Mais precisamente, em It: A Coisa, Maturin se manifesta em 1958, no passado do Clube dos Perdedores, orientando Bill Denbrough a realizar o Ritual de Chüd para prender a Coisa. No entanto, Pennywise declara que a tartaruga morreu em algum momento entre esse acontecimento e a época do livro, 1985. Bill chega a ver seu cadáver.

Enquanto isso, em 1962…

It: Bem-Vindos a Derry se passa poucos anos depois do contato de Bill com Maturin, em 1958. Com tantas referências à tartaruga, é bem possível que a entidade seja parte importante da história, especialmente pelos eventos ligados a Pennywise que a série deve mostrar.

A série também nos dará a chance de, talvez, entender o que aconteceu para que a tartaruga morresse, como Pennywise conta no livro. Não se sabe exatamente em que momento isso aconteceu, mas essa pode ser uma ótima oportunidade para explicar.

A primeira temporada de It: Bem-Vindos a Derry está em exibição na HBO Max.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA