It – Capítulo 2 já fez sua estreia nos cinemas na última semana e apesar de não ter sido tão recebido quanto o antecessor, não deixou de ser um sucesso: afinal, foi a segunda melhor estreia de um filme de terror nos EUA, atrás apenas do original. E enquanto o Clube dos Otários enfrentava Pennywise novamente, o longa não deixou de contar com alguns easter eggs e referências.
Com isso em mente, confira abaixo os principais easter eggs e referências de It – Capítulo 2.
Richie é fã de Street Fighter
Richie Tozien mostrou já no primeiro filme que era um verdadeiro fãs de games em arcades. E no novo filme, ele revelou ser um grande fã de Street Fighter. No caso, o primeiro game da série, já que o clássico Street Fighter II só foi ser lançado nos anos 90, enquanto que a versão jovem dos protagonistas viviam nos anos 80.
Em um momento, ele chegou a jogar contra o primo de Henry Bowers (que pegou no pé do Clube dos Otários), que fazia uma visita a Derry. E durante um momento em que sofria bullying de Henry e outros adolescentes, descobrimos que Richie era gay.
Referência ao filme O Enigma de Outro Mundo
Quando parte do Clube dos Otários foram até a casa em que Pennywise morava, Richie, Eddie e Bill são obrigados a enfrentar a cabeça decapitada de Stanley, que logo começou a desenvolver pernas igual a uma aranha e os atacou.
Esse momento pareceu uma clara referência ao clássico filme de terror O Enigma de Outro Mundo, quando a cabeça decapitada do personagem Vance Norris também ganhou pernas de aranha.
Se não bastasse isso, Richie reagiu da mesma forma que o personagem Palmer ao ver essa cabeça com pernas de aranha: “você só pode estar brincando.”
A tartaruga
Em It – Capítulo 2, uma tartaruga de mentira é vista na cena em que Ben tentava encontrar encontrar aquela página do seu anuário para ajudar seus amigos a derrotar Pennywise. Pode ter parecido pouca coisa para quem só assistiu aos filmes, mas se tratava de uma clara referência a algo muito importante para quem leu o livro.
[irp posts=”80655″ name=”It – Capítulo 2 é a 2ª melhor estreia de terror nas bilheterias da história dos EUA”]
Quem leu a obra original de Stephen King sabe que os protagonistas tiveram a ajuda de Maturin, uma tartaruga que criou o universo e deu a eles pistas de como derrotar Pennywise. No filme anterior, uma referência semelhante também foi feita.
Duas participações especiais
It – Capítulo 2 contou com duas participações especiais (e em breve, já vamos citar uma terceira). O diretor Andy Muschietti fez uma rápida aparição no filme como o cliente que estava em uma farmácia no momento em que Eddie relembrava seu passado.
E na cena em que vimos o Ben adulto pela primeira vez, ele estava participando de uma videoconferência. E um dos participantes era o ator Brandon Crane, que participou da minissérie dos anos 90, ocasião em que interpretou justamente a versão jovem do próprio Ben Hanscom.
“Aqui está o Johnny!”
O Iluminado é, talvez, a obra mais famosa de Stephen King, ao lado de It – A Coisa. E uma menção ao livro que se transformou em um dos filmes mais famosos da história do cinema também foi feita em It – Capítulo 2.
Na cena em que Beverly reviveu uma de suas piores memórias, que se passa no banheiro da escola, Henry Bowers aparece e diz a célebre frase “Aqui está o Johnny!”, de O Iluminado, dita por Jack Torrance em um dos momentos mais tensos do filme.
Camiseta dos Thundercats
Durante o filme, a versão jovem de Eddie, interpretada por Jack Dylan Glazer, é vista usando uma camiseta dos Thundercats. No caso, o protagonista Lion-O erguendo a poderosa Espada Justiceira. Nada mais normal, já que a animação era uma das mais populares dos anos 80.
27 anos mais tarde, a versão adulta de Eddie, aparentemente, abandonou seus dias como geek para trás. No entanto, não se esqueceu de Thundercats, ao erguer aquele atiçador de lareira da mesma forma que Lion-O erguia a Espada Justiceira ao atacar Pennywise.
A participação de Stephen King
Já mencionamos esse assunto anteriormente no Ei Nerd, mas não vamos nos esquecer dele para essa lista.
Sim, o próprio Stephen King também fez uma rápida participação em It – Capítulo 2, ao aparecer como o vendedor de uma loja de antiguidades e interagiu rapidamente com Bill.
O corpo de Betty Ripsom
Betty Ripsom, uma das vítimas de Pennywise no primeiro filme, voltou para a sequência. No anterior, dentro da casa na Rua Neibolt, dois integrantes do Clube dos Perdedores se depararam com três portas, cada uma com os seguintes dizeres: “não tão assustadora”, “assustadora” e “muito assustadora”. Em uma dela, estava a parte de cima do corpo da garota.
[irp posts=”80223″ name=”It – Capítulo 2: por que a Coisa só ataca a cada 27 anos?”]
Já em It – Capítulo 2, o mesmo aconteceu. Mas dessa vez, a parte de baixo do corpo de Betty acabou dando as caras.
New Kids On The Block
No primeiro filme, Ben se tornou motivo de piada por ser um grande fã da boy band New Kids On The Block. E uma referência ao grupo também não deixou de ser feita em It – Capítulo 2.
Quando Ben visita a escola em que estudou ao lado dos colegas, acabou dando de cara com Pennywise. Enquanto fugia, se deparou com seu antigo armário. Nele é possível ver um pôster com o rosto de Danny Wood, um dos integrantes do New Kids On The Block.
Seja o primeiro a comentar