It – Capítulo 2: como o filme mudou a sexualidade de Richie

Augusto Ikeda

It – Capítulo 2: como o filme mudou a sexualidade de Richie

It – Capítulo 2 adaptou a segunda parte do livro It – A Coisa, de Stephen King, e como ocorre com qualquer filme deste tipo, ele tem algumas diferenças em relação ao material original. Uma delas é com relação a sexualidade de Richie Tozien, um dos integrantes do Clube dos Otários.

Atenção: spoilers de It – Capítulo 2 abaixo

Em It – Capítulo 2, o público descobriu que Richie é gay, algo que Pennywise até usou para atormentar a versão adulta do personagem, que foi interpretada por Bill Hader no filme.

Esse segredo que era guardado pelo personagem foi revelado para o público durante um flashback que teve a participação de Henry Bowers, que praticou bullying contra o jovem por conta disso. Mais tarde, quando Eddie acabou sendo morto por Pennywise, Richie sofreu bastante com a perda do amigo. E nos momentos finais de It – Capítulo 2, nós ainda vimos o personagem indo até a ponte em que escreveu as iniciais “R+E.”

Ou seja, isso dá a entender que Richie, pelo visto, tinha sentimentos mais profundos com relação ao amigo de infância.

Por mais que a mudança tenha dado um peso emocional para a participação do Richie adulto no filme, isso sem contar o caso de homofobia presente na abertura do longa, é importante ressaltar que na obra original de Stephen King, o personagem não era homossexual.

[irp posts=”81219″ name=”Andy Muschietti e Bill Skarsgard discutem possibilidade de It – Capítulo 3″]

Sim, ele e Eddie também eram muito próximos no livro que inspirou os dois filmes e Richie chegou a chamá-lo de “gracinha” em algumas ocasiões, mas podemos imaginar que se tratava de algum tipo de provocação.

Além disso, o livro deixou bem claro que após se tornar adulto, Richie teve algumas namoradas, mas nenhum relacionamento deu certo e ele nunca se casou com nenhuma mulher.

Leve também mais um fator em conta. Nos anos 80, época em que se passou o primeiro filme, ainda era um pouco difícil uma pessoa assumir que era homossexual para as demais. E sabemos que a questão era muito pior nos anos 50, década em que os protagonistas viveram sua infância no livro escrito por Stephen King.

Por fim, já que acabamos de citar o nome do escritor, vale ressaltar que ele aprovou essa mudança na sexualidade de Richie em It – Capítulo 2. Ou seja, tudo foi feito com a benção do criador.

Ei Nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS It - Capítulo 2 Richie Tozien
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA